Marketing esportivo | ALE investe em futebol e patrocina o Vasco

sexta-feira, setembro 10, 2010 Jony Lan 0 Comments

Marca da quarta maior distribuidora de combustíveis do Brasil estreia nos uniformes do time de futebol no dia 9 de setembro. Contrato tem duração de 12 meses

A ALE, quarta maior distribuidora de combustíveis do Brasil, é a mais nova patrocinadora oficial do Club de Regatas Vasco da Gama. O contrato tem duração de 12 meses e prevê a impressão da logomarca da empresa nos ombros do uniforme do futebol profissional. Além disso, a distribuidora terá placas publicitárias exibidas no estádio de São Januário, presença no backdrop de entrevistas e na revista oficial do Clube.

O presidente da ALE, Marcelo Alecrim, explica que o patrocínio se soma a um trabalho estrutural da companhia que aposta no esporte como estratégia de marketing. “O Vasco é um clube de tradição no cenário nacional, cuja torcida está entre as cinco maiores do Brasil. Por isso, o patrocínio será ferramenta importante para alcançar a visibilidade que queremos e continuar consolidando a marca em todo o país”, diz.

De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope, o clube conta com cerca de 8 milhões de torcedores — público que estará em contato com a marca durante todo o Campeonato Brasileiro.
Além dos cariocas, o Vasco tem forte apelo entre a população do Nordeste, sendo o segundo time de maior popularidade da região. Essa característica torna o acordo ainda mais valioso para a ALE, que mantém ampla rede de postos no mercado nordestino e encontra na região forte potencial de crescimento. Pela mesma razão, não é a primeira vez que a ALE apoia o time carioca. Em 2009, a empresa patrocinou o clube nos dois jogos das semifinais da Copa do Brasil, além da partida de semifinal da Taça Rio.

Marketing esportivo
Em 2010, a estratégia de marketing esportivo da ALE abrange outra grande jogada: o patrocínio ao Stadium Rio (Engenhão), segundo maior estádio do Rio de Janeiro, que deve receber as principais partidas dos times cariocas enquanto o Macaranã recebe reformas para a Copa de 2014. A companhia estampa sua marca em 73 paineis publicitários nas áreas interna e externa do estádio, incluindo principais acessos, bilheterias, corredores, áreas de circulação, camarotes e estacionamento. Além de ações publicitárias, a ALE vem trabalhando com ações de relacionamento com o público do estádio, como promoções, sorteios e distribuição de cortesias.

Segundo Marcelo Alecrim, a empresa se preocupa em atuar em frentes diversas para conquistar a simpatia do público de forma ampla. “Esses patrocínios vão ao encontro do perfil da ALE, que se consolida como empresa de valores ligados ao esporte, como espírito jovem e vitalidade”, diz.

Mini entrevista
MKTmais.com fez uma mini entrevista com Marcelo Alecrim, presidente da ALE.

MKTmais.com | O investimento no Vasco utiliza verbas de incentivo ao desporto do governo federal? Se  sim, quantos %?
Marcelo | Não, o patrocínio é inteiramente proveniente de recursos próprios da ALE

MKTmais.com | Quais outras modalidades de esportes a ALE pretende patrocinar ou já patrocina?
Marcelo | A ALE desenvolve trabalho estrutural de incentivo ao esporte, abrangendo diversas áreas de atuação. Um dos destaques é Equipe ALE de rali, que desde 2009 investe em atletas brasileiros de ponta que participam das principais competições da modalidade, como o Rally dos Sertões 2009 e 2010 e o Rally Dakar 2010. A companhia também possui trabalho consolidado junto ao Instituto Superar, entidade que apoia o esporte paraolímpico. No ano passado, por exemplo, a equipe ALE/Superar de atletismo chamou atenção com dois dos melhores velocistas cegos do mundo, Lucas Prado e Terezinha Guilhermina.

MKTmais.com | Se possível, qual o montante investido no Vasco?
Marcelo | Devido a restrições do contrato, não podemos divulgar esse valor.

Esse é um exemplo de uma empresa que se preocupa com a construção da marca e o marketing da empresa e aquelas que poderiam investir mais em ações de marketing, claro, em suas devidas proporções, deveriam pensar como ela. Mas e a sua empresa, será que ela investe em Marketing?

Abs,

Jony Lan
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: ALE, Interface Comunicação

Conteúdo relacionado