Pergunta | Antes de realmente dar o inicio ao meu negócio, gostaria de aprimorar meus conhecimentos. Que curso fazer?

quarta-feira, setembro 22, 2010 Jony Lan 0 Comments

Opa! Mais uma pergunta, agora de uma leitora do MKTmais.com

-------------

Bom dia ! Jony

Meu nome é Juliana ,trabalho com minha família , há dez anos, em um estabelecimento de comércio varejista em BH .

Adoro ler artigos e tudo que se refere a este admirável mundo do empreendedorismo , novos negócios , MKT, varejo, etc.

Há um tempo estou com algumas idéias que pretendo formartar e começar meu própio negócio.

Contudo antes de realmente dar o inicio ao projeto , gostaria de aprimorar meus conhecimentos. Tenho experiência no comercio varejista.

Cursei um ano na faculdade Estácio de Sá em BH o curso de Tecnólogo em marketing, tranquei matrícula... e desmotivei ... pois todo mundo que eu comentava que estudava lá "reprovava"esta intituição como modelo de ensino.

Tem algum curso que vc me indicaria ? Algo mais rápido e ferramental ?

Obrigada pela atenção

Juliana


----------


Cara Juliana,

Muito obrigado pela sua mensagem e sua pergunta. Seu depoimento é um exemplo clássico de que nem sempre fazer qualquer curso é a solução. Mas pelo que relata, saiba que nenhum curso de graduação cai como luva para as pessoas. Os cursos, em geral, são genéricos. Cabe aos estudantes descobrir as afinidades que o curso terá para aproveitar naquilo que ele mais almeja.

Como o seu caso é ser uma empreendedora, os cursos de administração e gestão são os mais adequados para que você adquira o conhecimento necessário para aplicar no seu dia-a-dia. Ao escolher cursos em faculdades de primeira linha, você terá a oportunidade de ver matérias que irá se apaixonar e outras que se perguntará eternamente o por quê de estudar aquilo. O importante é que você aproveite "TODAS" as matérias e em todas, tente explorar o seu objetivo, aplicar em um empreendimento. Exemplo: O que a filosofia tem haver com o meu futuro negócio? A filosofia irá delimitar os aspectos que estão no dia a dia da empresa, que fazem diferença na maneira que se constroi a cultura daquela organização. E para que eu tenho que estudar direito do trabalho se eu quero trabalhar com vendas? O direito do trabalho irá demonstrar à você que ao lidarmos com pessoas em uma empresa, há limites, deveres e direitos tanto do patrão quanto do empregado que devem ser respeitados. E por aí vai.

Claro que universidades de primeira linha custam mais caro. Mas nem sempre serão as melhores em relação à determinadas matérias. O fato é que quem faz o diferencial mesmo em um curso é o aluno, sua dedicação, seu interesse. No geral as universidades de primeira linha lhe darão uma tranquilidade na qualidade de ensino e caberá à você, estudar e se dedicar nas matérias. Coloque como diferencial a transformação e aplicação do que se está estudando naquilo em que almeja, o seu negócio.

Sobre os cursos mais "ferramentais", procure cursos no Sebrae, leia bastante sobre Gestão, Marketing e Negócios. Livros de biografias como de Jack Welch irão lhe inspirar.

Uma reflexão: há vários presidentes de empresas, principalmente familiares, que construíram seus negócios do nada, sem estudos, apenas com gana e vontade do empreendimento dar certo. Alguns chegam lá bem rápido, outros demoram mais, ouros então, nem chegam lá. Caminhos há aos montes, mas se você puder encurtá-los, use o conhecimento dos outros para isso. Estudar é um desses "encurtadores" de caminhos, principalmente quando aplicamos o conhecimento e desenvolvemos nossas habilidades em ações concretas. Pense nisso e boa sorte!

Vamo que vamo!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado