Redecard celular | número de celular substitui o cartão na hora da compra

segunda-feira, setembro 27, 2010 Jony Lan 0 Comments

cartão x celular
 Com uma base de celulares maior que a da própria população brasileira ativa, quem souber explorar melhor esse contexto, estará um passo à frente das demais empresas. No Japão o celular já é o objeto meio de diversos serviços, como metrô e transações bncárias. No Brasil, chegou a hora da verdade.

Em vez de passar o cartão na máquina POS na hora da compra, o cliente poderá digitar o número do celular, como forma de identificação. Então serão pedidas duas senhas: uma pessoal e outra dinâmica, que será recebida a cada compra via SMS. “A vantagem é que o cliente não precisará mais expor o número do seu cartão”, explica Massayuki Fujimoto, diretor de inovação da Redecard.

celular visa
O serviço Redecard Celular já está em teste há quatro meses. A previsão é de que até o final de outubro todos os clientes do cartão Vivo Itaucard de bandeira Mastercard possam adquirir o serviço. E até dezembro, a expectativa é de que a empresa consiga atender a bandeira Visa. Para utilizar a novidade, o cliente precisará entrar em contato com a administração do cartão para cadastrar o número do celular na conta do cartão de crédito. Segundo Fujimoto, o consumidor poderá associar até seis cartões ao seu número de celular.

"Esse projeto é importante para criar uma cultura de pagamento com o celular. O cliente precisa se acostumar a pagar e o varejista precisa se habituar a receber pelo celular", afirma o diretor. Já são mais de 600 mil de um total de 1,2 milhão de POS cadastrados para utilizar a nova tecnologia. “Para que o celular seja um meio de pagamento de ponta a ponta, do consumidor ao estabelecimento, é preciso que ele tenha ampla aceitação. Por isso, estamos estimulando essa experiência intermediária em grande escala. Por enquanto, as pessoas veem o celular como meio de comunicação."

O grande desafio agora será o de "aculturar"/educar o consumidor dessa nova forma de pagamento. Após a estruturação da rede de atendimento para aceitar o celular, a próxima fase da Redecard será convencer os clientes a utilizarem os celulares. O que dependerá de cadastramento do número de celular. O que vejo é a necessidade dos bancos e donos de bandeiras de cartões de crédito verem a "novidade" como uma oportunidade de ampliar os serviços prestados e fazer com que a base de clientes utilize mais facilmente o "cartão celular". As pessoas atualmente levam o celular, mas nem todas levam a carteira para todos os lados. Vamos medir a velocidade de implantação desse novo serviço e ver quem será os desdobradores das oportunidades abertas.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame, SM

Conteúdo relacionado