Auditoria x Consultoria | Carrefour reconhece rombo de 450 milhões de reais

sexta-feira, outubro 15, 2010 Jony Lan 0 Comments

O Carrefour acaba de reconhecer que as perdas acumuladas neste ano por conta de lançamentos indevidos em seu balanço devem chegar a 180 milhões de euros, ou aproximadamente 450 milhões de reais, conforme Primeiro Lugar havia antecipado no dia 4 deste mês.

Com o aumento do rombo, a previsão de lucro operacional para este ano caiu de 3,1 bilhões de euros para 3 bilhões.

Apesar do resultado ruim, as vendas no Brasil subiram 13,1% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2009, chegando a 3,2 bilhões de euros.

O Atacadão, bandeira de “atacarejo” do grupo, foi quem mais contribuiu para o resiltado positivo de vendas no país entre julho e setembro.

Esse passo é importante, pois o Carrefour reconhece suas perdas conforme apenas um ajuste técnico. Mas há formas de verificar, não só os "buracos", como também, como aumentar o lucro da empresa. O que não foi feito, mas que consultorias especializadas, podem fazer. A auditoria foi boa, mas uma consultoria poderá complementar e deixar a operação do Carrefour no Brasil com um diferencial maior. A questão é sempre a mesma, fazer ou não fazer? Quem faz, sempre sai na frente e se diferencia. Tem dúvida?

Abaixo, a nota oficial do grupo:

Posicionamento Carrefour 14.10.10
Como já divulgado, considerando a performance abaixo da esperada dos hipermercados no Brasil, o Grupo Carrefour decidiu ter um novo time de gestão e fazer uma análise rigorosa de sua operação, reconhecendo como não recebíveis um conjunto de bonificações, ajustes de inventário e depreciações. Além disso, dada a importância do Brasil para o grupo e com o objetivo de dar suporte à nova diretoria, foi contratada uma ampla auditoria externa, coordenada pela KPMG.

A auditoria externa ainda está em curso nesta data e deve estar finalizada até o final do ano. No entanto, após 12 semanas de auditoria externa, foram identificadas questões adicionais mais específicas, em itens tais como bonificações, litígios tributários e baixa contábil em estoques, que revelaram um impacto total negativo em torno de 180 milhões de euros. O resultado final dessa auditoria será divulgado no seu término.

A necessidade de mudanças no patamar de resultados no Carrefour Brasil levou o Grupo a comunicar um plano para melhorar o desempenho dos hipermercados e ampliar o crescimento das margens.

Neste sentido foi anunciado como novo diretor-superintendente da empresa, em substituição a Jean Marc Pueyo, Luiz Fazzio, que estava no Carrefour Brasil desde dezembro de 2009, trazendo seu amplo conhecimento do setor de varejo para este novo estágio de desenvolvimento da Rede no Brasil.

As mudanças implementadas no Carrefour no Brasil são parte deste amplo processo em curso em busca da melhoria de resultados dos hipermercados, do crescimento sólido nas vendas e reconquista da preferência dos clientes e consumidores. Neste processo de reestruturação, alguns executivos deixaram o Carrefour Brasil.

O Carrefour Brasil mantém-se na posição-chave para a estratégia de crescimento do grupo, e “ é prioridade na expansão do Grupo juntamente com a China”, conforme mencionado pelo Presidente do Grupo , Lars Oloffson no comunicado a respeito dos Resultados do 1º Semestre feito em 31 de agosto.

O Carrefour Brasil confirma seus investimentos anunciados para consolidar sua posição de liderança no varejo de alimentos, sempre fortalecendo e aprimorando as relações de parceria com seus clientes, fornecedores e demais públicos, integrando a cadeia produtiva e contribuindo para o avanço econômico e social do pais.


Abs,

Jony Lan
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado