Estratégia de Expansão | Camil Alimentos faz aquisição para crescer no Nordeste

sexta-feira, outubro 08, 2010 Jony Lan 0 Comments

A companhia adquiriu uma indústria de arroz em Itapecuru Mirim, no norte do Maranhão, com capacidade total para 60 mil toneladas por ano. A unidade pertencia ao grupo B.B. Mendes. Além do complexo fabril, o negócio também envolve as marcas Bom Maranhense e Saboroso.

Segundo Luciano Quartiero, diretor financeiro da Camil, a escolha pela B.B. Mendes levou em conta o tempo de existência da indústria – tem menos de três anos –, e o fato de que o Maranhão é o terceiro maior produtor de arroz do País, além do alto consumo per capita do cereal no Estado, que supera a média nacional.

Os produtos Camil já chegam ao mercado nordestino por meio da unidade de Recife (PE), também com capacidade para 60 mil toneladas/ano. Mas, com a nova fábrica, a expectativa é de que o Nordeste represente 25% do faturamento da companhia. Os investimentos na planta do Maranhão deverão alcançar R$ 10 milhões em 18 meses. O objetivo é dobrar a produção e ampliar a capacidade de recebimento de matéria-prima e de secagem.

Desde 2007, quando a Camil iniciou o projeto de expansão, a companhia já somou R$ 400 milhões em investimentos no aumento da produção e em aquisições. Essa estratégia de crescimento por expansão é uma das mais utilizadas pelas grandes empresas ou pelos empreendedores que sabem que aumentar o faturamento só com a mesma estrutura tem um lugar finito no tempo. Esse é o marco que divide os empreendedores dos verdadeiros empresários gestores. Você quer expandir a sua empresa? Vamos em frente, fusões e aquisições fazem parte dos negócios e eu posso lhe ajudar.

Abs,

Jony Lan
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com


Fonte: Valor Econômico

Conteúdo relacionado