Estratégia de expansão | CVC quer Argentina, Chile, Venezuela e México em 2011

terça-feira, novembro 30, 2010 Jony Lan 0 Comments

Quando o seu mercado, dentro do seu esforço de marketing e o seu target se "esgotam", e o seu faturamento cresce a passos estáveis, uma boa estratégia para alavancar o seu negócio é ir para novos mercados.
Nesse sentido, a maior operadora de turismo do Brasil, a CVC, quer ser grande também na América Latina. Para isso, a empresa iniciará um projeto de expansão em três etapas. “Nosso primeiro foco é Argentina para revitalizar a operação no país. Hoje temos apenas um escritório. Em seguida queremos estar presentes no Chile”, disse a EXAME.com Guilherme Paulus, presidente do conselho de administração da operadora. A segunda etapa mira na Colômbia, Venezuela e México. Depois, o objetivo é estabelecer operações em Assunção, no Paraguai.

A CVC também pretende reforçar sua presença no Brasil. Para 2011, a empresa terá 160 novas lojas – 30% delas em São Paulo --, somando 760. Hoje a operadora atende a 80 destinos no Brasil e no exterior, com uma rede de 8.000 agências de viagens parceiras. A meta para este ano é embarcar 2,5 milhões de passageiros – 500.000 a mais do que 2009.

Em janeiro, a operadora vendeu 63,6% para o poderoso fundo americano de investimentos Carlyle, que já anunciou sua intenção de dobrar o tamanho da empresa nos próximos cinco anos - tanto em faturamento, quanto em número de clientes transportados. Somente o Carlyle Partners V, principal fundo da empresa, administra um patrimônio de quase 14 bilhões de dólares.

Concorrência
Em recente entrevista à EXAME.com, o presidente da Hoteis.com - uma das líderes mundiais em reservas online em hotéis – afirmou que pretende ser maior do que a CVC. Segundo David Roche, o Brasil é o 10º maior mercado da empresa e o objetivo é colocá-lo entre os cinco principais em três anos.

O Brasil só faz turismo com pacotes fechados, no exterior você consegue comprar pacotes para um local ou um passeio de um dia para o outro ou no mesmo dia. Quando essa "cultura" de turismo chegar ao Brasil, aí sim, estaremos melhor colocados no Ranking de turismo. Até lá, que venha a Copa e as Olimpíadas para ver se muda esse cenário. Você trabalha com turismo e não acha isso? Faça diferente!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado