Estratégia | CVC compra 14 agências de turismo do Carrefour

sexta-feira, dezembro 10, 2010 Jony Lan 0 Comments

O que fazer quando um concorrente está economicamente vulnerável? Vai lá e compre-o.

A CVC, maior operadora de turismo da América Latina, assinou esta semana a aquisição das agências de turismo do Carrefour. Na próxima semana, as 14 agências da rede varejista francesa passam a atuar com a bandeira da CVC. A marca só passará a existir no site do Carrefour, mas a operadora será a CVC. Segundo esta coluna apurou, trata-se de um negócio de R$ 10 milhões.

O valor é modesto, mas o negócio é simbólico para os dois grupos. O Carrefour vive um momento tumultuado no Brasil, após confirmar um rombo contábil de pelo menos R$ 1,2 bilhão em suas contas. A CVC, por outro, lado experimenta um crescimento acelerado. Essa é a primeira aquisição da operadora fundada por Guilherme Paulus e vendida no começo do ano para o fundo de investimentos americano Carlyle.

A compra das agências do Carrefour faz parte de um plano ambicioso da companhia, comandada pelo executivo Valter Patriani, de chegar a 2014 com 1 mil lojas. É quase o dobro do número atual. Até o fim deste ano, a rede deve contabilizar 610 agências exclusivas e 8 mil agências de viagens multimarcas independentes. Em 2000, a CVC tinha apenas 36 unidades. Cinco anos depois, eram 154.

Com essa estratégia, a CVC vai estar dentro dos supermercados que possuem um fluxo de circulação alto e que estão com a renda e o consumo em ascensão.

Abs,

Jony Lan Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Estadão

Conteúdo relacionado