Ética ? | Fast Mídia proíbe propaganda pró-ateísmo da #ATEA em Salvador

segunda-feira, dezembro 13, 2010 Jony Lan 0 Comments


Você é contratado, ganha a concorrência, vai receber para fazer o que sabe fazer, mas respeita as leis que merecem interpretações subjetivas. O que você faz?

A Fast Mídia citou o Decreto 12.642/2000, que proíbe a colocação de qualquer meio ou exibição de anúncio que favoreça ou estimule ofensa ou discriminação

Uma campanha financiada pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), que iria veicular propagandas em ônibus de Salvador, com mensagens de apoio ao ateísmo foi barrada pela empresa Fast Mídia, que havia sido contratada para o serviço.

Peças a favor de ateus seriam veiculadas em ônibus de Salvador, SP e Porto Alegre

Em nota, a empresa citou o Decreto 12.642/2000, que proíbe a colocação de qualquer meio ou exibição de anúncio que favoreça ou estimule ofensa ou discriminação racial, sexual, social ou religiosa.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o presidente da Atea, Daniel Sottomaior, afirmou que as peças não são ofensivas e que censura reforça o preconceito contra os ateus. Além de Salvador, as peças também foram vetadas em São Paulo e Porto Alegre. A Atea vai recorrer na Justiça.

EstratégiaA campanha teve início no Reino Unido em 2009 e se espalhou por outros países, com resultados distintos.

Nos EUA e na Espanha, a iniciativa deu certo, provocando a esperada polêmica. Na Itália, a veiculação foi proibida. Na Austrália, a companhia responsável por anúncios em ônibus se recusou a exibi-los.

Algo parecido aconteceu em São Paulo. Depois que conheceu o conteúdo dos anúncios, já após a assinatura do contrato, a empresa que os veicularia se negou a fazê-lo, alegando que a legislação proíbe temas religiosos.
Metade dos cerca de R$ 10 mil utilizados na campanha brasileira vem de pequenas doações e de recursos da própria instituição. A outra metade vem de um único doador paulista que prefere permanecer anônimo.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Correio24horas, Folha de São Paulo

Conteúdo relacionado