Branding | Comitê Olímpico lança logomarca das Olimpíadas do #Rio 2016 no Réveillon de 2011

sábado, janeiro 01, 2011 Jony Lan 0 Comments



Em frente ao mais famoso hotel da cidade, o Copacabana Palace, na praia mais famosa do mundo, em Copacabana, e diante de mais de duas milhões de pessoas, o Comitê Olímpico Brasileiro lançou oficialmente a logomarca dos Jogos de 2016.

Um painel de LED, com 150 metros quadrados, instalado em frente ao Hotel Copacabana Palace, local da apresentação, foi o responsável por exibir pela primeira vez a marca. Além dele, três infláveis, semelhantes a um telão de projeção com 237 metros quadrados, surgiram em meio ao público, também apresentando o logo de ambos os lados.

Design
Às 22h16, a cantora Daniela Mercury interrompeu o show que fazia na comemoração do réveillon e anunciou a marca que, segundo os criadores, busca transmitir paixão e transformação. Nas cores verde, amarelo e azul, o logo remete ao formato do Pão de Açúcar e mostra três pessoas de mãos dadas.

“Essa marca faz história nos Jogos Olímpicos. Ela deixa a paixão e a transformação evidenciadas”, avaliou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


Dentre as 136 agências que apresentaram um projeto, a vencedora foi a Tátil Design, empresa carioca e que foi representada por um dos sócios, Fred Jelli. O design, que foi classificado pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, como sendo de “uma incrivel leveza”, tem três pessoas de mãos dadas, no formado do Pão de Açucar.

Rogge, que já viu mais de 20 lançamentos de símbolos, preferiu não comparar com os desenhos de outras Olímpiadas, mas se mostrou incrivelmente encantado com a marca que vai enfeitar e mostrar uma nova cara do Rio ao mundo em 2016.

“Eu ja vi mais de 20 marcas no mundo. Amei todas, mas é preciso ver uma marca no seu contexto, há 20 anos atrás não existia um legado. Essa logomarca é como velejar e como eu gosto de velejar, ela é muito especial para mim. Eu gosto muito dela, você pode ver muita coisa nela e o que mais me impressiona é que é um projeto leve, com três grandes espaços vazios que dão leveza e, isso me lembra das melhores esculturas do mundo”, declarou Jacques.
Já o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, não escondia a satisfação de ter mantido a logo vencedora em segredo durante os nove meses de escolha. Para Nuzman, o projeto foi guardado como um segredo de Estado.


“A equipe que trabalhou na marca merece os aplausos. Foi um segredo inacreditavelmente guardado a sete chaves por 400 pessoas. Não tenho dúvidas de que logo vai cair no gosto de todos”, disse.

A cerimônia de lançamento contou ainda com três bandeirões que foram abertos sobre o público na praia. Feliz 2011, vamos lá!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: G1, iG, Superesportes

Conteúdo relacionado