Estratégia de preço | #Walmart elimina promoções e lança "preço baixo todo dia"

sexta-feira, janeiro 07, 2011 Jony Lan 0 Comments

Se todo varejista diz que tem preço baixo, qual é o diferencial dessa estratégia?

Desde o meio-dia de 06/01, as bandeiras de hipermercados do Walmart Brasil passaram a operar sob um novo modelo comercial, cuja principal característica é garantir que todos os produtos comercializados nas lojas tenham o preço original reduzido entre 5% e 20%.

Num primeiro momento, apenas dois mil produtos (dos segmentos alimentícios, limpeza, higiene e beleza) farão parte dessa estratégia. A meta é que ainda no primeiro semestre do ano a redução de preços atinja 100% dos 70 mil itens comercializados nas lojas.

Com a nova estratégia, que leva o nome do antigo slogan do Walmart, "preço baixo todo dia”, sairão de cena as promoções, como a tradicional “quinta-feira dia de sacolão”, realizadas para gerar tráfego. Segundo Marcos Samaha, presidente do Walmart no País, o objetivo é que os clientes não fiquem restritos a um dia da semana para fazer uma boa compra.

Questionado sobre a possibilidade de o consumidor sentir falta das promoções tradicionais nas lojas, o que poderia resultar no fracasso do programa, Samaha disse que "o brasileiro é inteligente e não vai comprar algo que é barato só um dia, quer comprar sempre. Além disso, o Walmart vai continuar com o antigo programa de cobrir as ofertas de seus concorrentes".

Redução de custos
Para garantir que o novo modelo comercial não resulte em prejuízo, o Walmart adotou uma severa política de redução de custos. Também reformulou o contrato com os fornecedores, para que garantissem preços mais baixos nas negociações. “Hoje, os principais fornecedores já são nossos parceiros e os que ainda não aderiram ao programa logo mais o farão, porque vão perceber que o volume de vendas de seus produtos irá cair”, avalia Samaha.

Como resultado dessa estratégia, José Rafael Vasquez, vice-presidente comercial da empresa no Brasil, diz que hoje o grupo tem maior equilíbrio na participação de fornecedores pequenos e médios, em comparação aos grandes. "A partir de agora, para ganhar espaço de destaque na loja, basta que o fornecedor ofereça o melhor preço", diz.

Segundo Samaha, juntas essas medidas permitiram que o Walmart também reduzisse a margem percentual sobre os produtos vendidos em suas lojas, garantindo preços ainda menores para os clientes. “Agora vamos ganhar em volume de vendas e não com altas margens”, garante.

O "preço baixo todo dia" foi aplicado no México em 1999 e garantiu a liderança de mercado ao Walmart. O México é o maior mercado para o grupo fora dos Estados Unidos, onde fica sua sede. Por essa razão, o mexicano Francisco Casado, executivo da empresa, foi deslocado para o Brasil em 2010 para comandar as mudanças de gestão que o País deveria sofrer.

O Wal Mart Preço Baixo Todo Dia tem a filosofia de comprar os produtos com preços super reduzidos e repassar essa diminuição de custos para os valores, que ficam baixos por prazos prolongados, e com isso, beneficia os seus consumidores, estreitando a sua relação de confiança.

O Wal Mart Preço Baixo Todo Dia acredita que o consumidor terá uma maior liberdade na hora de fazer as suas compras em qualquer dia da semana, o que será vantajoso para ambas as partes, já que não será mais preciso ir todo dia a um supermercado diferente para pesquisar preço.

Enquanto o Walmart criou um site para a promoção: (http://www.precobaixotododia.com.br/), não há novidade na estratégia, o diferencial é publicar essa transparência com o consumidor como se só ele praticasse isso. O que não é 100% verdade. A única que se pronunciou pela internet foi o CBD através da sua bandeira direta, Extra. A questão é. Início de ano, estratégia definida, será que as concorrentes terão rapidez para minimizar a comunicação do "first mover" Walmart? Tenho minhas dúvidas. E será que os 2000 itens que o Walmart prometeu no início da sua estratégia vai perdurar e aumentar? E o melhor, quem vai ter que se adaptar já no início do ano com essa notícia serão os fornecedores, esses vão sofrer mais pressão em 2011 do que no ano passado.


Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: SM

Conteúdo relacionado