Mídia digital chega ao pequeno e médio varejo

quinta-feira, fevereiro 17, 2011 Jony Lan 0 Comments

A Cereja Digital PRN, especializada em mídia digital out of home (mantém aparelhos de televisão no ponto de venda com programação especial para o consumidor), deve começar neste ano a atender médios e pequenos supermercados.

Com a entrada nesse segmento e a expansão das contas atuais, seu faturamento deve crescer 138% em 2011, ampliando a participação no mercado, que hoje movimenta mundialmente cerca de US$ 6 bilhões. Com a plataforma tecnológica criada para ampliar e diversificar o atendimento aos clientes, a empresa espera que as pequenas e médias companhias respondam por 50% das vendas anuais em cinco anos.

Hoje, a Cereja PRN administra as tevês de 113 hipermercados Carrefour e de 89 lojas Extra (existem mais cinco em implantação) se responsabilizando por todo o sistema. Ela fornece a tecnologia digital, a infraestrutura (cabeamento, fiação etc) e o acordo com a Globosat que permite veicular spots de programas da GNT, Multishow e Sport TV, entre outros.

Também produz o conteúdo das próprias redes, como dicas de saúde, moda, gastronomia, além de informações como origem dos hortifrútis, um novo serviço da loja ou produtos da marca própria. A empresa se responsabiliza ainda pela negociação do espaço publicitário com fornecedores das redes, além de operacionalizar a inserção. Recebe o material, adapta para a linguagem da mídia e coloca no ar. Os varejistas podem negociar direto com os fornecedores, a exemplo do que fazem com tabloides.

Emerson Calegaretti, CEO da empresa, garante que a empresa não cobra nada pelo investimento e obtém receita pela veiculação de anúncios – a Cereja PRN compartilha com o cliente o que é arrecadado. "Arcamos com todo o custo porque contamos com três investidores que esperam retorno sobre o investimento daqui dois a três anos. Até lá, estamos mais preocupados em formar o mercado", comenta.

Segundo o executivo, a mídia digital na área de vendas oferece entretenimento e informação para o consumidor, melhorando sua experiência de compra e, portanto, sua percepção da loja. Também garante uma receita adicional com publicidade e pode elevar o giro dos produtos anunciados – as vendas de uma marca de alimento resfriado subiram 153% durante os trinta dias de veiculação de um anúncio em uma das redes atendidas pela empresa.

A Cereja PRN é uma joint venture formada pela brasileira Cereja, que iniciou a mídia digital out of home em 2007 no hospital Albert Einstein, e a americana PRN, que atua nesse mercado desde 1991 com projetos em empresas como Walmart, Cotsco, Target e Best Buy.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: SM

Conteúdo relacionado