Tendência | Vendas de energéticos sobem 325% nos últimos cinco anos

terça-feira, fevereiro 22, 2011 Jony Lan 0 Comments

Comportamento de compra está ajudando a atrair mais marcas no mundo dos energéticos.

O aumento do poder de compra da população e a disposição da classe C em incluir o item na sua lista de compras foram dois dos principais fatores para o aumento do consumo entre 2006 e 2010, que chega a ser até dez vezes maior que o registrado em qualquer outra modalidade de bebida.

O dado é da Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas), que aponta ainda um crescimento de 53% na venda de sucos, segundo produto no ranking de crescimento da entidade.

De acordo com informações da Abir, a pequena participação da categoria no consumo geral de bebidas também ajuda a explicar tamanho crescimento. De um total de 72 bilhões de litros comercializados por ano, apenas 87 milhões são de bebidas energéticas. Tamanho espaço para crescimento, impulsiona o surgimento de novas marcas – já são mais de 130 sendo vendidas em todo o País.

Com o fortalecimento do consumo na classe C, empresas do setor também começam a investir nos formatos pet, para baratear o custo do produto. Segundo Fabiana Furquim, analista de mercado da Nielsen, a garrafa plástica permite a prática de um preço mais baixo. De acordo com a consultoria, esse formato de embalagem já representa cerca de 8% das apresentações dos energéticos.

A categoria de bebidas energéticas enfrentará o mesmo ciclo de vida dos produtos como refrigerantes e cervejas. Sabores, tamanhos, formatos, essências serão as próximas novidades que iremos ver ao longo dos anos na evolução desse mercado. Vai ter gente imitando o conceito de "one shot", duvidam? Mais idéias? #Perguntemecomo!
Abs,

Jony Lan Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Estado de S. Paulo

Conteúdo relacionado