Vantagem competitiva | 67% das exportadoras brasileiras perdem clientes para a China, diz CNI

sexta-feira, fevereiro 04, 2011 Jony Lan 0 Comments


É fato, a China está tomando o mercado de várias empresas no mundo. O que elas estão fazendo para superá-los?

Os produtos chineses estão mais atrativos no mercado externo que os equivalentes brasileiros, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento mostra que 67% das empresas exportadoras brasileiras, que competem no mercado externo com produtos chineses, perdem clientes. Mais da metade das empresas exportadoras do país - 52% - compete com produtos chineses no mercado mundial.

Os produtos chineses também são mais atraentes no mercado interno brasileiro: 45% das empresas do país que competem com a China no mercado doméstico perderam participação entre os consumidores brasileiros.

As pequenas indústrias exportadoras são as que mais sentem os efeitos da competição. No total, 4% de todas as exportadoras brasileiras deixaram de vender produtos no mercado externo em função da competição com produtos chineses.

De acordo com a CNI, uma em cada quatro empresas brasileiras compete com produtos chineses no mercado doméstico. A concorrência aumenta quanto maior for o tamanho da empresa brasileira: 24% das pequenas indústrias do país afirmam terem concorrentes chineses. Entre as médias empresas, o percentual sobe para 32%, enquanto que entre as grandes empresas, 41% delas afirmaram que têm concorrentes chineses.

No mercado interno, seis dos 27 setores da economia considerados pela CNI declaram ter fortes concorrentes chineses: material eletrônico e de comunicação, têxteis, equipamentos hospitalares e de precisão, calçados, indústrias diversas e máquinas.

Eu já ouvi empresários que a China não faz tecnologia. Não é uma verdade absoluta, mas também não quer dizer que ela esteja absorvendo tecnologia investida por empresas estrangeiras em seu país. Diferente do Brasil que em certas áreas é imbatível com as commodities. O fato é que a cada dia que passa, menos competitivo nos tornamos por falta de estratégias e planejamento, principalmente quando o assunto é inovação. E a desculpa do empresário é sempre, o Governo.

As empresas brasileiras também estão se rendendo ao mercado chinês, principalmente às matérias-primas daquele país. Entre as empresas consultadas pela CNI, 21% delas afirmaram ter importado matéria-prima da China. O percentual é bem menor que o medido em 2006, que foi de 11%.

Lembram dos livros de história quando o Brasil exportava ouro, cana de açúcar e importava produtos com valor agregado da Inglaterra? Pois é, acho que já se passaram séculos e o Brasil continua no que sabe fazer melhor, a mesma coisa de centenas de anos atrás. resta saber, vamos continuar a ser ou podemos mudar?

A pesquisa levou em consideração a opinião de pouco mais de 1,5 mil empresas e foi feita entre 4 e 19 de outubro do ano passado. Este é o levantamento mais completo feito sobre o tema pela instituição. Uma pesquisa semelhante foi feita em 2006.

Abs,

Jony Lan Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: JB, Terra

Conteúdo relacionado