Expansão por aquisição | Água de Cheiro compra rede de cosméticos Akakia e quer mais

quinta-feira, março 10, 2011 Jony Lan 0 Comments


Necessidade de expansão? Compre uma concorrente,

A Globalbras, holding que há 18 meses comprou a marca mineira Água de Cheiro, acaba de adquirir outra empresa do setor, a catarinense Akakia. Com o negócio, serão incorporadas pelo menos 100 novas lojas e 400 novos itens à linha de produtos da Água de Cheiro. Segundo o presidente da Globalbras, Henrique Alves Pinto, a aquisição servirá de "trampolim" para o objetivo da Água de Cheiro de elevar seu número de lojas para mil até o fim deste ano.


A Globalbras decidiu comprar a Água de Cheiro pela ausência de uma rede "vice-líder" forte o bastante no País para fazer frente a O Boticário. O empresário foi atraído pelo potencial do mercado - segundo a Abihpec, entidade que congrega empresas de perfumaria e cosméticos no País, a receita do segmento cresce acima de 10% ao ano há mais de uma década.

Desde a compra da Água de Cheiro, a holding Globalbras já investiu R$ 150 milhões no novo negócio. A rede, que contabilizava 269 lojas na época da aquisição, chegará a 621 unidades com a incorporação da Akakia. Para o Dia das Mães, a meta é ter 800 unidades. Mais 200 pontos de venda devem ser abertos até dezembro.

Para garantir a expansão, a Globalbras vai assumir o investimento para a abertura de lojas em pontos mais caros - como shopping centers voltados às classes A e B - e estreitar o relacionamento com os chamados "empresários de franquia". "Temos um franqueado com 13 lojas. É gente que já investiu em marcas de outros segmentos, como Spoleto, Hering e Portobello", explica Alves Pinto. Fora o custo do aluguel e luvas do ponto, abrir uma unidade da Água de Cheiro custa R$ 100 mil.

Abs,

Jony Lan Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Estado de S. Paulo

Conteúdo relacionado