Fator Governo | Grupo Pão de Açúcar terá que vender lojas da Casas Bahia ou do Ponto Frio

terça-feira, março 29, 2011 Jony Lan 0 Comments

Tem certeza que é você quem comanda a sua empresa?

Essa é a recomendação feita pela Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico) do Ministério da Fazenda e se aplica a 12 cidades nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Goiás, e também no Distrito Federal.

Após mais de um ano de análise da compra das Casas Bahia e do Ponto Frio pelo Grupo Pão de Açúcar, o órgão emitiu um relatório no qual aponta que a operação oferece risco para a concorrência em cidades como Ceilândia, no Distrito Federal, Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, Guarulhos e Jundiaí, em São Paulo.

Além das lojas, o documento do Seae recomenda ainda a venda de carteira de clientes e cadastros em cada uma das cidades listadas. O relatório será analisado pelo Cade (Conselho Admnistrativo de Defesa Econômica), que regula os processos de concentração econômica e fusões no País. Cabe a este conselho a palavra final sobre o caso.

Somada a venda dos ativos, a Seae sugere que a decisão do Cade imponha ainda a venda do centro de distribuição ou uma solução alternativa equivalente. A secretaria ressaltou a importância dos centros de distribuição como elemento de viabilização do negócio.

O Grupo Pão de Açúcar, que já era dono do Ponto Frio, firmou em 2009 um acordo de fusão com a Casas Bahia, que foi retificado em novembro do ano passado.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Agência Brasil

Conteúdo relacionado