Mabe investe R$ 160 milhões no lançamento de 115 eletrodomésticos e "mata" a marca em produtos

segunda-feira, março 21, 2011 Jony Lan 0 Comments

Concorrência, falta de inovação, produtos antiquados? Vários são os fatores que podem ajudar a empresa a mudar de direção e emplacar estratégias às pressas.

Os investimentos serão na linha branca e foram confirmados pela empresa mexicana, maior fabricante de fogões do mundo, depois das mudanças na operação brasileira e do corte de duas marcas. A marca global Mabe deixou de ser fabricada e vendida no país neste semestre e, no segundo semestre, a marca Bosch deixará de ser produzida, contando apenas com importação.

A empresa resolveu investir pesado na marca Dako, para classes de baixa renda, na GE, para consumidores com maior poder de compra, e na Continental para a classe média. A BSH Continental foi adquirida pela Mabe há um ano e nove meses.

Eduardo Pisani Mello, vice-presidente comercial da empresa, declarou para o jornal O Estado de S. Paulo, que " a Continental será a marca mais importante no Brasil, com potencial para se tornar uma das principais do grupo, que está em 70 países".

A Continental deve ampliar, neste ano, sua participação na receita nacional do grupo de 30% para 40%. Por isso, 70% da sua linha foi renovada. A Mabe também volta a fabricar as lavadoras Continental, linha desativada em 2006.

O movimento da MABE vem tarde, o bom gerado pela crise passou, agora a curva está descendente. Mas é uma ação necessária e a "energia" com que anunciam as mudanças significa um alerta para a cultura da empresa até então, falta de mudanças incrementais ao longo do tempo "mataram" a estratégia antiga e trouxeram centenas de novos produtos para o pipeline da empresa. E a sua empresa, está assim? Fazendo a mesma coisa há 30 anos? Tem orgulho de datilografar os pedidos na máquina de escrever do avô?

Abs,

Jony Lan Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: Estado de S. Paulo, SM

Conteúdo relacionado