Estratégia de Marketing | mais de 50% da classe C decide compra por preço e promoção

quarta-feira, abril 27, 2011 Jony Lan 0 Comments

Saber como se orienta o consumidor facilita a elaboração das estratégias de marketing das empresas. Você sabe como o seu consumidor compra? Já pensou nos básicos 4P's?

É o que aponta levantamento da Nielsen sobre as semelhanças e diferenças nos hábitos dos consumidores da classe média. A pesquisa, que tem como base de análise 8,7 mil lares, segmentou esse público em C1 e C2.

Com renda média familiar de R$ 1.391, a classe C1 representa 46,5% da população. Já a C2 (53,5%) apresenta rendimento de R$ 933 e corresponde aos brasileiros que ascenderam da classe D.

De acordo com o estudo, a maioria do público C2 faz compras picadas, orientadas por preço e promoção. Em contrapartida, uma fatia significativa dos representantes da C1 procuram variedade de marcas e visitam o supermercado uma vez a cada quinze dias, em média. Apesar de esse grupo considerar o preço importante, no momento de decidir a compra, atributos como praticidade, qualidade e saudabilidade pesam bastante. Já para os integrantes da C2, tais questões não são relevantes.

A pesquisa da Nielsen pontua outras diferenças nos hábitos dos dois segmentos da classe C. Enquanto o consumo de sobremesa pronta é regular em 42% dos lares C1, esses produtos estão presentes em apenas 31% dos domicílios C2.

Olegário Araújo, gerente de atendimento ao varejo da Nielsen, faz uma observação: "Os produtos consumidos tanto por um segmento quanto por outro são os mesmos. Mas a intensidade e a forma de consumo mudam". No segmento C1, por exemplo, 71% das famílias compram sucos prontos regularmente. No C2, 68%. O aparelho celular, está represente em mais de três quartos das famílias de ambos grupos da classe média.

O executivo avalia que tanto o segmento C1 quanto o C2 foram responsáveis pelo avanço das categorias que tiveram as vendas alavancadas em 2010. No entanto, tratar tais consumidores da mesma forma é um equívoco.

"A classe C não é um bloco monolítico. Há consumidores de diferentes comportamentos dentro dela. Se o varejo ou a indústria não notam essa diferença, correm o risco de deixar insatisfeitos tanto o consumidor C1 quanto o consumidor C2", diz Araújo.

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: Valor Econômico, SM

Conteúdo relacionado