Pergunta | Como expandir o meu negócio de vendas de lingerie, biju, pratas e bolsas?

segunda-feira, abril 25, 2011 Jony Lan 1 Comments

Opa! Uma pergunta de mais uma leitora com problemas em seu negócio.

-----------------

OLÁ JONY,

TUDO BEM COM VC??

MEU NOME É CRISTNA E MORO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP.

OLHA PRECISO DE UMA AJUDA SUA, SEI LÁ
UMA ORIENTAÇÃO.
SOU VENDEDORA AUTONOMA DE LINGERIE, BIJU, PRATAS E BOLSAS.
E SEMPRE VISITOS MINHAS CLIENTES, VOU NA CASA DELAS MOSTRAR MINHAS MERCADORIAS.
E PRATICAMENTE É SEMPRE AS MESMAS CLIENTES,
EU SEMPRE TRABALHEI ASSIM, VENDENDO MINHAS MERCADORIAS E NÃO ME VEJO FAZENDO OUTRA COISA.
MAS EU SONHO EM EXPANDIR MEU NEGÓCIO, MAIS NÃO SEI COMO, NEM O QUE FAZER,
VEJO MUITAS PESSOAS, CRESCENDO, TENDO IDÉIAS, INOVANDO E ISSO ME CHAMA ATENÇÃO.
ME AJUDA, O QUE VC ME SUGERE ??
O QUE VC ME ORIENTA A FAZER??
JA PENSEI EM CRIAR UM SITE,FAZER CARTÃO DE VISITA,
PANFLETOS ...
SEI LÁ, ME AJUDA ME DAR UMA LUZ, PRECISO MUITO DE MELHORAR, ABRIR MIHA MENTE E FIDELIZAR MINHAS CLIENTES,
E EU DEPENDO DISSO PRA SOBREVIVER.

ESTOU DESISPERADA E CONTO COM SUA AJUDA.
ME PERDOE POR TE ENCOMODAR.

DESDE JÁ AGRADEÇO.

ABRAÇOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.

CRISTINA.


----------------

Cara Cristina,

Obrigado pela mensagem, pergunta e calma!!!! Não entre em desespero. Para tudo há sempre uma luz no final do túnel. E você tem uma característica boa, ganha seu dinheiro pelo seu esforço direto! Parabéns!

São várias recomendações, mas vou lhe dar algumas dicas de como melhorar o seu negócio.

- A primeira delas é que você deve investir em você mesma. Leia mais, estude mais e aprenda com seus erros. Aprenda com os acertos dos outros. Livros sobre fidelização de clientes, por mais batidos que possam parecer para uns, podem ser uma boa literatura para você. Comece com livros sobre Marketing de Relacionamento.

- Outra questão que você pode fazer é se inscrever em um curso do Sebrae. Com certeza aí em São Bernando do Campo há algo do Sebrae, procure as apostilas sobre negócios próprios de moda e cursos de como administrar o seu negócio.

- Busque se associar às vendedoras de cosméticos, elas com certeza possuem uma carteira de clientes que é diferente da sua, mas que podem se interessar pelos seus produtos de moda e acessórios.

- Pegando um gancho nessa última dica, procure um "canal de vendas" para você. Imagine que seus clientes possuem profissões diferentes ou trabalham locais diferentes. Se algumas trabalharem em salões de beleza, esse será um canal de vendas, significa que você poderá visitar outros salões.

- Pegue indicações. Suas clientes com certeza já te indicaram para alguma amiga, então oficialize isso, se cada cliente atual sua indicar uma nova cliente e esta comprar de você, dê um brinde para aquela que lhe indicou.

- Você está certíssima, abra um site para que você possa vender os seus produtos, pode ser um blog simples em que você colocará as fotos dos produtos que vende com seus preços e dados de contato, poderá se surpreender com os contatos das pessoas.

- Coloque no papel a média de gastos que suas clientes compram de você por mês. Multiplique isso por 12, pronto. Você terá provavelmente o potencial do seu faturamento anual. Certamente para você ultrapassar esse faturamento só com novas clientes. Então nada como buscar novas clientes, seja em escolas, salões de beleza e até nas próprias lojas de moda. Sim, por que não? Se o seu produto combinar com as lojas e for competitivo, poderá vender por um preço menor, mas com um volume maior.

- A última dica que te dou é fazer um bazar, uma mini-feira, em que você reúne todas as suas clientes para um "chá" para verem as novidades que você está vendendo. E elas podem levar uma convidada nova para conhecer.

No mais, sucesso em seus negócios!!!! E lembre-se, leia mais! Próxima pergunta...

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado