Pesquisa | No Twitter, 51% não possuem seguidores e 32% não seguem ninguém

terça-feira, abril 05, 2011 Jony Lan 0 Comments

Você produz conteúdo? Apenas 0,01% dos usuários do Twitter produzem metade dos textos publicados.

O Twitter possui 175 milhões de contas registradas. Porém, esse número não revela uma discrepância gritante do serviço. Apesar de todas as possibilidades geradas pela rede de microblog, o Twitter se tornou um meio de comunicação como os tradicionais rádio e televisão, onde poucos falam para muitos.

Segundo uma pesquisa encomendada pelo Yahoo!, 50% de todo o volume de tuítes são disparados por um pequeno grupo de 20 mil usuários – cerca de 0,01% do número total de contas. A pesquisa analisou 260 milhões de mensagens publicadas entre os dias 28 de julho de 2009 e 8 de março de 2010 para chegar aos dados finais.

Considerando as listas criadas pelos clientes no microblog, os analistas dividiram os usuários em dois grupos: um de elite, formado por celebridades, blogueiros, artistas, comunicadores etc., e um outro formado por usuários comuns, que compõem a massa de seguidores do site.

Reportagem divulgada pelo site Business Insider reforça a teoria publicada pelo Yahoo!. Segundo uma fonte interna à qual o site teve acesso, 90 milhões de usuários do Twitter (51,4%) não possuem nenhum seguidor. Outros 85 milhões teriam um ou mais seguidores.

Por outro lado, 119 milhões de contas seguem uma ou mais pessoas, enquanto outras 56 milhões (32%) não seguem nenhuma outra. De acordo com o Business Insider, os números foram retirados da própria base de dados do Twitter.

Se comprovados, esses números indicam que grande parte de usuários do Twitter criaram uma conta no serviço, mas não são usuários ativos. Não publicam mensagens e nem se relacionam com outros usuários.

Sem interatividade, não há dados de comportamentos sobre a rede 100% confiáveis, ou ela acaba sendo "generalizada" de forma a apontar tendências.

Abs,

Jony Lan Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado