Comportamento de compra | Mulheres são maioria entre inadimplentes, mas homens devem mais

terça-feira, maio 17, 2011 Jony Lan 0 Comments


O total de consumidores inadimplentes – incluindo varejo e serviços financeiros e gerais –, 55,2% são do sexo feminino. Consideradas apenas as dívidas no comércio, esse percentual salta para 62,3%, conforme aponta estudo divulgado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).

Quando são analisadas as dívidas maiores, porém, o cenário é outro: 54,2% dos consumidores que devem mais de R$ 500 são homens. Sílvio Laban, professor do Insper, explica que, em muitos casos, as mulheres ainda ganham menos do que os homens. Por essa razão, dívidas maiores, como o financiamento da casa, acabam ficando a cargo deles. “Além disso, os homens se mostram mais encorajados a assumir dívidas mais altas, como para comprar um carro ou uma moto, e, muitas vezes, perdem o controle”, completa Laban.

Para Cássia D’Aquino, especialista em educação financeira, os números reforçam a percepção de que as mulheres se perdem mais em gastos menores, ao contrário do que acontece com os homens. Cássia alerta, porém, que a falta de controle financeiro traz riscos para ambos os sexos. “Muitas vezes, as pessoas, embora muito endividadas, acreditam que o dinheiro vai aparecer, seja pela ajuda de amigos e familiares ou até por intervenção divina, e não tomam a decisão de mudar de atitude. A principal causa dos problemas mais sérios com endividamento é a falta de uma reserva de emergência, que represente de três a seis meses da renda familiar”, explica a especialista.

Abs,

Jony Lan Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Folha de S. Paulo

Conteúdo relacionado