Grau de Satisfação do Consumidor INSC | 82% dos consumidores estão satisfeitos com os supermercados, 51% com bancos e 45% com telecom

sexta-feira, maio 06, 2011 Jony Lan 0 Comments

Satisfação não garante a compra, mas garante a não compra.

É o que aponta o INSC – Índice Nacional de Satisfação do Consumidor, primeiro e único indicador brasileiro totalmente elaborado com dados levantados na internet. O índice, que será divulgado mensalmente, foi desenvolvido através de uma parceria entre a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing – e a empresa RappWorldwide.

Com dados do mês de abril de 2011, o primeiro levantamento revela 62,3% de aprovação do consumidor, com produtos e serviços de quatro setores da economia, formados por sete sub setores e 28 empresas. Os setores avaliados no estudo são o varejista, com 78,8% de satisfação, financeiro (51%), bens de consumo (73,8%) e informação (45,6%).

No varejo, o índice mostra a aprovação do consumidor com lojas de departamento (72,1%) e com os supermercados (82%). Para avaliar a satisfação do consumidor com o autosserviço, foram entrevistados clientes do Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Zaffari.

Demais sub setoresA aprovação do consumidor com lojas de departamento foi medida a partir da avaliação das Casas Bahia, Magazine Luiza, Pernambucanas, Ponto Frio e Lojas Americanas.

No setor financeiro, os bancos – com índice de 51% de satisfação – são o Bradesco, Santander, Itaú/Unibanco e Banco do Brasil. Em telecomunicação, com índice de 45,6%, foram avaliadas as empresas de telefonia celular TIM, Oi, Vivo e Claro.

O setor de Bens de Consumo registrou grau de satisfação de 73,8%. A indústria automobilística tem índice de 69,8%, a partir da avaliação da Ford, Fiat, GM e Volkswagen. As indústrias de bebidas (Ambev, Coca-Cola, Pepsi e Schincariol) têm índice de 79,6%, e cuidados pessoais (Avon, Natura, Johnson & Johnson e Unilever), com total de 83,6% de aprovação do consumidor.

Você monitora a satisfação dos seus clientes? Ou ainda nem sabe que 20% deles fazem mais de 50% do seu faturamento?

Abs,

Jony Lan

Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: SM

Conteúdo relacionado