E-commerce | meta de vendas online do Walmart é duplicar até o fim do ano

terça-feira, julho 26, 2011 Jony Lan 0 Comments

A loja virtual do Walmart Brasil tem a meta de duplicar as vendas até o fim do ano. Para isso, aposta em estratégias como aumento do número de produtos ofertados, preço competitivo e atendimento de qualidade.

Uma das etapas do processo é expandir as vendas on-line de alimentos para as principais capitais do país.

Por enquanto, essa modalidade funciona apenas em Curitiba e Porto Alegre, por meio das bandeiras Mercadorama e Nacional.

Em São Paulo, o plano terá um concorrente de peso, o Pão de Açúcar, único entre grandes varejistas a vender alimentos pela internet.

Segundo o diretor de e-commerce do Walmart, Flávio Dias, até o fim do ano, o site irá ofertar mais de 100 mil itens, distribuídos por 22 categorias.

"No início da operação, em outubro de 2008, eram 10 mil produtos separados em 11 categorias. Atualmente são 50 mil itens em 17 categorias, o que mostra o potencial de crescimento do site", diz Dias.

Aposta no on-line
O comércio eletrônico nacional faturou cerca de R$ 10,6 bilhões em 2009 e a perspectiva é de crescimento de 30% em 2010, segundo levantamento da empresa de pesquisa de mercado e-bit.

O uso da internet pela classe C, o aprimoramento dos lojistas e, principalmente, o aumento da concorrência on-line devem contribuir para essa alta.

De acordo com Dias, hoje, as categorias que mais contribuem para o bom desempenho nas vendas são informática, eletrônicos e eletrodomésticos, respectivamente. E a empresa tem conseguido aumentar as vendas, em especial, pela política agressiva de preços.

Segundo Dias, há muitos casos em que os produtos vendidos pela internet são mais baratos dos que nas lojas físicas. "São canais diferentes e isso pode acontecer. É outro tipo de concorrência", afirma Dias, que garante que o Walmart não compromete a margem de lucro para atender os clientes. Segundo ele, os preços menores são fruto de negociações.

No primeiro ano de funcionamento, o resultado do portal superou a expectativa da empresa. "Alcançamos um volume de vendas 2,5 vezes maior do que o esperado ao completar um ano de atuação", afirma Dias.

Ele conta que alguns investimentos tiveram de ser antecipados. "Foi necessário antecipar a abertura de um centro de distribuição que estava previsto para 2011. Agora, São Paulo conta com dois centros para dar conta da demanda", afirma o diretor.

"Nosso índice de primeiras compras é alto e os tíquetes tem valores cada vez mais elevados. Isso mostra o potencial de consumo dos brasileiros e também a confiança deles na rede mundial de computadores."

Artesanato e lucro
O Walmart anunciou  a abertura de um espaço em seu site para comercializar cerca de 100 itens de decoração e design feitos artesanalmente em comunidades localizadas nos estados do Paraná, São Paulo, Maranhão e Minas Gerais.

Mais do que um projeto de responsabilidade social, a empresa acredita no potencial de lucros do novo canal de vendas. "Vamos começar com um mix pequeno, até para que essas comunidades possam se estruturar para suprir o volume de encomenda que deve crescer rapidamente. Mas a ideia é tornar esse canal cada vez mais popular e rentável", diz Dias.

A linha de produtos batizada de E-Solidário deve ter cerca de 400 itens até o fim do ano. Com a comercialização dos produtos, as comunidades serão beneficiadas com um aumento na demanda, renda e oportunidades de trabalho.

"Esse é um importante passo para nos tornarmos o primeiro comércio eletrônico do varejo a abraçar as causas sociais e ambientais. Ou seja, além de atrairmos novos clientes, que passam a conhecer o que temos no site, ainda cumprimos o papel de oferecer ao consumidor uma escolha sustentável", afirma Dias.

Abs,

Jony Lan

Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com


Fontes: Brasil Econômico

Conteúdo relacionado