Pergunta | Por que a Racco tem tanta dificuldade em crescer, será falha na comunicação?

terça-feira, julho 26, 2011 Jony Lan 0 Comments

Mais uma pergunta para o setor de cosméticos.

--------------

Bom Dia Jony Lan tudo bem?

Estava lendo um comentário seu no mktmais, surgiu uma dúvida, qual a sua opinião sobre a comunicação da Racco, Jequiti, Avon e Natura, as empresas do ramo venda direta, porque a Racco tem tanta dificuldade em crescer, parece sempre estar estacionado, embora investir em mídia com Roberto Carlos, é uma falha na comunicação da Racco?

Obrigado!

Victor Hsiao


----------------
Caro Victor,

Obrigado pela mensagem e pergunta.

Olha, minha opinião sobre o setor de cosméticos na área de venda através das "representantes" é uma questão que vai além de um simples Roberto Carlos. As particularidades vão desde do suporte que é dado para as representantes até ao Planejamento de Marketing que é feito para a marca.

Não vou acessar o site da Racco ou de nenhuma das outras empresas para analisar, mas só de você falar que o Roberto Carlos é garoto propaganda da Racco me dá a seguinte tradução: a Racco quer falar com alguém que não é jovem. Não que uma menina de 17 anos que use Racco ou que não goste das músicas do Roberto Carlos, acho que ela vai se amarrar mais no Luan Santana que no Roberto Carlos. Ou seja, a própria escolha do garoto propaganda pode comprometer a construção da marca.

A Avon pode ter um glamour no Brasil, mas nos EUA eles enfrentam um problema, a idade das pessoas que consomem o produto é alta. Pense na Racco, que posicionamento a marca passa para você? Ela é chic, inovadora, contemporânea, natureba, jovem, antenada, tecnológica? E aí? Que características ela tem que atraem as consumidoras atuais dela?

Fiz uma pesquisa rápida avançada no Google escolhendo apenas o nome da marca e a palavra cosméticos, veja os resultados aproximados abaixo:

Racco | 237.000 resultados
Jequiti | 160.000 resultados
Avon | 1.760.000 resultados
Natura | 414.000 resultados

Acrescentei a Mary Key:

Mary Key | 46.600 resultados

Apenas para correr por fora, fiz o mesmo com o Boticário:

Boticário | 673.000 resultados

Recentemente o Boticário lançou uma marca só para explorar o canal de vendas das representantes.

Assim, não diria que é uma falha de comunicação da Racco. Empresas possuem estratégias e a comunicação é apenas uma ferramenta! Cuidado com a confusão de achar que marketing é igual a propaganda!!! Mas vamos lá, a Racco deve investir em definir melhor sua estratégia.

Mas quem pensa em estratégia dentro da empresa? Deveria ser a direção, o presidente, a alta gerência. Recentemente vi a seguinte situação: uma empresa deixou na mão de um profissional terceirizado a decisão de mudança de um fator financeiro da empresa. Sabe qual foi o resultado? A empresa que está tentando reverter um resultado piorou o mesmo nos 3 primeiros meses do ano em mais de 300 mil reais a mais. Ou seja, a decisão que deveria ter sido feita pela direção foi "decidida" por alguém de fora sem o devido cuidado de projeção e atenção da direção!!!

E a quem os diretores e presidentes irão recorrer? Empresas especializadas em estratégias, um conselheiro, um guru ou a uma empresa que trabalha com faixas de anúncios na rua? O que quero mostrar é que nem sempre as empresas sabem em que áreas precisam investir e deixam tudo no plano operacional e esquecem o papel de uma direção, de uma estratégia. O próprio nome diz: diretores = direção = estratégias, se não forem eles, não serão mais ninguém. E como você mesmo já percebeu, podem continuar "estacionados" no operacional.

Quer soluções? Elas estão dentro das empresas, só precisam que alguém enxergue isso. Como ninguém é contratado para enxergar soluções e sim continuar na rotina das atividades, é aí que eu auxilio: mostrar os caminhos que a empresa pode percorrer para virar a mesa!

Dúvidas? Pergunte!

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado