Revitalização | A Copa vem aí e a nossa "cozinha"? Estamos preparados?

segunda-feira, julho 25, 2011 Jony Lan 0 Comments

Será que a Copa vai atrair tantos turistas que fará o seu negócio triplicar de faturamento para sempre?

A contagem regressiva já começou, faltam apenas três anos para a Copa do Mundo e turistas vindos do planeta todo é que não vão faltar. De olho nesse público, os estabelecimentos comerciais já estão se preparando e a grande aposta é na decoração. Afinal, como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica. Sendo assim, é preciso manter a beleza e o encanto dos espaços, de forma a ressaltar seus pontos fortes. Para o arquiteto João Carlos Moreira Filho, a decoração dos estabelecimentos deve ser feita a partir de padrões internacionais de arquitetura e design, para que o ambiente atraia os visitantes: “Técnicas construtivas, tendências de materiais e mobiliários, assim como alta qualidade no atendimento aos clientes são as chaves para obter sucesso com esse público exigente”, defende.

Seguindo este preceito, e já pensando nos turistas estrangeiros, o profissional trabalhou recentemente no projeto de um restaurante em Belo Horizonte, no coração da Savassi, e de um salão de beleza, no bairro Lourdes.


Para o restaurante foi criado um ambiente convidativo e integraram os espaços. “Seguimos uma linha de arquitetura contemporânea, simples e reta”, ressalta o arquiteto. Para convidar a entrar aqueles que passam pela região onde está localizado o restaurante, o profissional caprichou no exterior: “A fachada com panos de vidro se relaciona com a rua e com o interior, dando visibilidade a quem está dentro e fora do estabelecimento. Já a cobertura inclinada, com plotagem de galhos secos, que se inicia no salão e atravessa o vidro, convida à visitação”, explica.

Se a fachada tem que ser atrativa, o interior não deve deixar por menos. No projeto do salão de beleza requinte e sofisticação estiveram presentes em cada detalhe. Logo na recepção, uma imponente escada esbanja elegância e conecta os três pavimentos do salão. As paredes e pisos claros refletem a luz que incide da fachada de forma afável, aumentando a luminosidade natural do espaço. Para que o ambiente comunicasse ao cliente despojamento e elegância, os profissionais apostaram na harmonia do tijolo de cerâmica, madeira, vidro e do mármore travertino. E, a fim de criar uma atmosfera envolvente, lançaram mão do jardim vertical: “As pessoas vão ao salão para se sentirem bem e mais bonitas. Por isso, além de beleza, o clima tinha que ser aconchegante e favorecer o relaxamento. Pensando nisso, cerquei os lavatórios pelo jardim vertical, perpassados com a luz do telhado de vidro”, destaca João Carlos.


Nos dois projetos, os profissionais valorizaram os volumes, as texturas, as luzes. Tudo com o objetivo estimular o sensorial. “A arquitetura é pautada em sensações que despertem emoções. O projeto, além de ser tecnicamente preciso e funcional deve sempre despertar sentimentos”, pondera João.

Quem sabe esse movimento não deixe um legado para quem quer investir na revitalização dos estabelecimentos, não só para atender ao possível turista estrangeiro, mas a qualquer pessoa, seja turista ou nativo, o importante é que se invista em melhoria, sempre. Ninguém quer ficar indo somente a um estabelecimento que não muda a cara. Os novos estabelecimentos provam isso. E aí, sua empresa está preparada para uma revitalização ou vai continuar com a torneira velha do banheiro por mais 15 anos?

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: mãoduplacomunicação

Conteúdo relacionado