Case de Marketing | Efeito AXE + Larissa Riquelme + Copa do mundo + mídia espontânea = Sucesso

segunda-feira, agosto 22, 2011 Jony Lan 0 Comments

O apelo sexual continua vendendo? A Larissa Riquelme é um case de marketing que prova que sim, vende. Ou pelo menos ganha uma visibilidade que no final das contas, vende.

Desafio de Marketing
O principal desafio foi a destacar-se durante a Copa do Mundo de 2010, temporada com um orçamento muito baixo. O objetivo era criar uma mídia espontânea, destacando a marca e tornar possível o alcance da atenção de todos. A estratégia era fundir as duas coisas que os homens mais gostam: Futebol e Mulher. Então foi criado o "outdoor mais sexy" para atrair os homens. Os resultados foram surpreendentes, foram capazes de obter a atenção de todos sobre a marca, gerando milhões e milhões de dólares em "imprensa grátis".

Objetivo de Marketing
O objetivo era fazer com que todos falassem sobre a marca. Portanto, atingir o máximo de impacto possível na mídia com uma idéia muito simples, mas muito eficaz, ao mesmo tempo.

Estratégia de Marketing
Juntar as duas coisas que os homens mais gostam: futebol e mulheres, a combinação perfeita!

Contexto
Durante a Copa do Mundo 2010 Season, todas as marcas estavam fazendo publicidade ao mesmo tempo, então isso gerou uma grande confusão com os consumidores. E existia um orçamento muito baixo para fazer a AXE começar a ganhar a relevância suficiente durante a temporada.

Execução do Plano de Marketing
A solução foi criar o mais sexy outdoor no mundo ... Tatuar o logo da Axe no peito de Larissa Riquelme, aproveitando da popularidade explosiva da modelo paraguaio depois que ela foi nomeada a "namorada da Copa do Mundo" pela mídia internacional, que estava cobrindo a Copa do Mundo. O impacto gerado em torno Larissa era tal que ela foi convidada para importantes promoções em todo o mundo e programas.

Resultados
- O conjunto Larissa Riquelme / Axe ajudaram a alcançar uma exposição da marca no mundo todo, economizando um investimento de mais de 2 milhões de dólares com a "exposição na mídia".
- Revolução nos sites de redes sociais, mostrando as meninas tatuadas com o logotipo da marca AXE.
- Fizemos o fenômeno Larissa Riquelme / Axe tornar-se um estudo de caso para a pesquisa em fóruns e blogs de marketing, programas universitários, palestras acadêmicas, as páginas internacionais etc.


Categoria Cannes: Melhor Uso de eventos ao vivo, Stunts e ou endosso de celebridades
Título: EFEITO AXE
Anunciante / Cliente: UNILEVER
Produtos / Serviços: Endosso de celebridades
Empresa participante: Biedermann PUBLICIDAD Paraguai, PARAGUAI

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado