Diversificação | Embaré investe R$ 24 milhões e ingressa no mercado de leite longa vida

quarta-feira, agosto 03, 2011 Jony Lan 0 Comments

Será que a Embaré está utilizando os benefícios fiscais de inovação tecnológica para esse investimento?

A Embaré, uma das cinco maiores companhias de lácteos do país, ingressa no mercado de leite longa vida e lança a nova linha Camponesa longa vida nas versões integral, semidesnatado e desnatado. Com investimentos de R$ 24 milhões, a empresa amplia seu mix e atende as expectativas dos consumidores com um leite mais saboroso e enriquecido com vitaminas.

A nova linha de leites longa vida Camponesa que traz a qualidade e tradição da marca Embaré será produzida na fábrica da empresa localizada em Lagoa da Prata, Centro-Oeste de Minas Gerais. Envasados em embalagens Tetra Brik Aseptic 1000 ml Squareline, da Tetra Pak, os leites Camponesa já vem com a nova tampa de rosca, fácil de abrir e fechar e que garante total segurança e higiene.

A fábrica que conta com um novo espaço construído, recebeu uma linha completa de equipamentos de alta tecnologia e performance para a produção de cerca de 300 mil litros de leite por dia. A expectativa da Embaré é atingir 10% do mercado de leite longa vida da região Leste do país em até dois anos.

Diversificação e canais de vendas
De acordo com Haroldo Antunes, presidente da Embaré, a decisão de investir na produção de leite longa vida tem como objetivo diversificar a oferta de produtos da empresa. “A nova linha de leite longa vida Camponesa nos proporcionará a abertura de novos canais de venda”, explica o presidente. Além disso, a empresa busca atender a demanda dos consumidores por produtos de maior valor agregado, com leites para diferentes perfis de consumidores.

Marketing
A empresa promoverá uma campanha que contará com web site www.leitecamponesa.com.br peças de TV, mídia impressa, rádio e ponto de venda. A ação terá como objetivo a promoção dos benefícios dos três produtos Leite Camponesa Integral enriquecido com ferro e vitaminas A, C e D para os consumidores que buscam energia aliada ao sabor do leite; Leite Camponesa Semidesnatado enriquecido com ferro e vitaminas A, C e D promete o balanço perfeito entre o sabor e a redução de caloria e Leite Camponesa Zero enriquecido com Cálcio e vitaminas A e D para quem busca todos os nutrientes do leite sem gordura e consequentemente menos calorias.

Market-Share
Atualmente, a Embaré é a terceira maior fabricante de leite em pó do País, atrás apenas de Nestlé e Itambé. O alimento, responsável por cerca de 70% das vendas da empresa, é vendido há cinco décadas e tem nas regiões Norte e Nordeste o maior número de compradores. "Há alguns anos temos avançado mais no Sul e Sudeste e sentimos a necessidade de oferecer o leite UHT", afirma Haroldo Antunes. A empresa fornece, ainda, itens como leite condensado, creme de leite e bebidas lácteas.

Investimento
A Embaré adquiriu equipamentos de alta tecnologia e travou uma batalha para garantir aumento suficiente da captação de leite numa região onde a oferta do produto é concorrida. Segundo o vice-presidente de operações industriais da empresa, Alexandre Antunes, um programa de incentivo aos produtores rurais de uma forte bacia leiteira de Minas tem a missão de permitir o aumento de 1,8 milhão a 2 milhões de litros de leite por dia captados para a fábrica dentro de um ano e meio.

De todo esse volume direcionado às linhas de produção de lácteos e caramelos, 85% são captados num raio de 150 quilômetros da unidade industrial. Os pontos mais distantes ficam a 470 km, no Oeste do estado.

Independentemente do poder de compra do consumidor, pondera Hamilton Antunes, a Embaré vai atrás do cliente que opta pela qualidade e a praticidade do leite longa vida. A estratégia de ingresso da empresa nesse mercado tem ainda por meta abrir nichos de vendas para as linhas tradicionais de produção. A fábrica produz leite em pó, leite condensado, creme de leite, bebida láctea, manteiga e doce de leite, com capacidade de ofertar 1,6 mil toneladas por mês, e a linha de caramelos, dimensionada para 2,150 mil toneladas mensais, parte delas destinada a 41 países.

A oferta do leite em pó da marca Camponesa, que ocupa 80% da capacidade total de produção tem sido concentrada no Norte e Nordeste. Para ingressar no mercado do leite UHT , a Embaré expandiu a fábrica de Lagoa da Prata de 32,5 mil a 34 mil metros quadrados de área construída e vai acrescentar 100 trabalhadores ao seu quadro de 1,350 mil empregados. Sobre o antigo projeto de construir uma unidade industrial no Rio Grande do Sul, Antunes diz que a intenção era investir nas vendas ao exterior, plano inviável no momento, ante o dólar fraco frente o real.

Sobre a Embaré
A Embaré, tradicional fabricante de derivados de leite e caramelos, atua no mercado nacional há 76 anos com foco na qualidade, no sabor e na vanguarda no lançamento dos seus produtos. Com mais de 1350 funcionários, a empresa possui uma fábrica na cidade de Lagoa da Prata, centro-oeste de Minas Gerais, com mais de 34 mil metros quadrados de área construída. A produção diária da empresa possibilita o atendimento do seu mercado e ainda o fornecimento de matéria-prima para diversas indústrias no sistema de entregas programadas. Com investimento contínuo em laboratórios, equipamentos, tecnologias, pesquisas e testes, a Embaré mantém o alto padrão de qualidade de seus produtos. Mais informações sobre a Embaré estão disponíveis no www.embare.com.br

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: Maxpress, SM, EM

Conteúdo relacionado