Pesquisa revela que 24% dos brasileiros demora mais de uma hora para se locomover da casa para o trabalho

quinta-feira, agosto 18, 2011 Jony Lan 0 Comments

Oportunidade? O principal meio utilizado é o ônibus, usado por 34% da população. Em seguida vem a caminhada (24%) e, depois, o automóvel (16%). Será que iremos vender mais livros, mais MP3 ou mais carros?

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Ibope revelou que 24% da população brasileira demora mais de uma hora para se locomover de casa para o trabalho ou para a escola. Nos municípios com mais de 100.000 habitantes esse percentual sobe para 32%.

Entre os entrevistados, 68% utilizam mais de um meio de locomoção para se deslocar nesse trajeto. O transporte coletivo é usado por 61% dos brasileiros.

Entre eles, o ônibus é o principal, usado por 34% da população. Em seguida vem a caminhada (24%) e, depois, o automóvel (16%).

Ao contrário do que muitos acreditam, a grande maioria dos brasileiros considera seu principal meio de locomoção “ótimo” ou “bom”. Os ônibus tiveram a pior avaliação (24% dos entrevistados os julgam “ruins” ou “péssimos”), embora 46% achem que o serviço melhorou nos últimos dois anos. Para 37%, o tempo é um fator determinante na escolha do meio utilizado para o deslocamento.

Segurança e qualidade - Mais de 50% da população têm medo – “sempre” ou “na maioria das vezes” – de sofrer um acidente ou ser assaltado no trajeto entre a residência e o local de trabalho ou estudo. Também não há consenso com relação à qualidade do transporte público. Para 39% dos brasileiros o sistema de sua cidade é considerado “ótimo” ou “bom”, enquanto para 28% é “ruim” ou “péssimo”.

O tempo de viagem foi o aspecto que mais melhorou no transporte público de uma maneira geral. Entre os não usuários do sistema, que representam 25% da população brasileira, 44% não o fazem devido a não existência ou a não disponibilidade de ônibus e trens nos horários de sua necessidade. A falta de transporte é um problema das cidades pequenas e do interior.

Nas capitais, as principais razões para a não utilização do transporte público são a falta de conforto (19%), o longo tempo de locomoção (16%) e o alto custo (16%). O Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 141 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte:

Conteúdo relacionado