Último suspiro | HP decide ressuscitar seu tablet TouchPad fabricando mais um lote do seu tablet

quarta-feira, agosto 31, 2011 Jony Lan 0 Comments

Estratégia ou minimização de estoque nos fornecedores?

Por essa ninguém esperava: depois de decretar a morte do TouchPad e de liquidar o estoque por 100 dólares a unidade, a HP decide ressuscitar o tablet. A empresa divulgou que ainda pretende fabricar mais um lote do TouchPad até o fim de outubro. Esse último lote vai ser vendido nos Estados Unidos por um preço ainda não revelado.

Lançado no dia 1º de julho, o TouchPad encalhou nas lojas. Mas esgotou-se rapidamente quando a empresa baixou o preço para 100 dólares, um quinto do valor inicial. A corrida às lojas durante a liquidação sugere que talvez o problema não fosse o produto, mas o preço.

O valor original do TouchPad era similar ao do iPad. Mas o tablet da Apple já tem centenas de milhares de aplicativos e uma legião de usuários contentes, além de uma marca muito valorizada pelo consumidor. O TouchPad, apesar de contar com o elogiado sistema operacional WebOS, era pouco conhecido e quase não tinha aplicativos. Era fácil prever qual dos dois um potencial comprador escolheria. A HP não tinha chance nessa briga.

Mas o interesse despertado pelo tablet quando o preço foi reduzido dá o que pensar. Imaginemos que a HP tivesse oferecido o TouchPad mais simples por 250 dólares no mercado americano, metade do preço do iPad. Vendendo o produto com prejuízo, ela perderia dinheiro (o site AllThingsD cita um estudo da IHS iSuppli que determinou que os componentes desse TouchPad somam 300 dólares).

Mas talvez, com esse preço agressivo, a HP conseguisse formar uma base instalada suficiente para atrair desenvolvedores e, assim, estimular a criação de mais aplicativos. Com o tempo, talvez pudesse lançar versões mais caras e ter lucro com o negócio.

Até agora, nenhum fabricante conseguiu oferecer um tablet avançado por um preço significativamente mais baixo que o do iPad. Mas talvez esse seja o único caminho para desalojar a Apple da sua posição de líder. Fazer isso exige um caixa bem abastecido para suportar pelo menos um ano de operação no vermelho. É algo que só uma empresa do porte da HP poderia bancar.

Mas o comunicado da HP deixa claro que haverá apenas mais um lote. Depois dele, o TouchPad será, finalmente, enterrado. Assim, não vai ser possível saber se a estratégia do preço baixo daria certo ou não – ao menos que algum outro fabricante resolva segui-la.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado