Guerra fiscal? Frigorífico JBS fecha unidade e demite 1,2 mil funcionários

segunda-feira, setembro 05, 2011 Jony Lan 0 Comments

Será que a guerra fiscal é o único fator de decisão desses fechamentos ou isso pode indicar uma tendência para o ano que vem? É importante lembrar que o custo de desativar, o tempo de criar uma nova unidade e chegar ao ponto de produtividade de uma empresa de antes não é rápido. 

 Depois de demitir, dia 01/09, cerca de 500 dos seus 1,2 mil funcionários, o Frigorífico JBS começou a desativar a unidade de Presidente Epitácio, no extremo oeste paulista. O frigorífico vai se transferir para Campo Grande e Naviraí (MS). Novas demissões estão previstas para hoje, dia 02/09, atingindo todos os funcionários. Alguns, no entanto, deverão ser transferidos, caso aceitem a proposta de mudança feita pela empresa. A guerra fiscal entre os Estados é o principal motivo do fechamento.

"O problema é trazer o boi de Mato Grosso do Sul para matar em São Paulo, o governo paulista não repassa parte dos créditos do ICMS recolhido em outros Estados. Os créditos podem ser usados para pagar outros impostos. Sem o repasse desse dinheiro, as empresas enfrentam dificuldades", desabafou um representante do grupo JBS, que pediu anonimato.

Depois de tanta discussão para acabar com a guerra fiscal, chegou o momento de a empresa tomar uma decisão, segundo ele. "São medidas (transferência) para sobreviver, passaram anos discutindo a guerra fiscal e nada foi resolvido". Só uma mágica mantém o frigorífico em Presidente Epitácio, ironizou o representante, referindo-se às negociações entre o grupo, o governo do Estado e a Prefeitura.

O prefeito José Antônio Furlan viajou a São Paulo para tentar impedir a mudança do frigorífico. Ele se reuniu com diretores da empresa e com o secretário Estadual da Fazenda, Andréa Calabi. "Aceitamos conversar", completou o representante. Já em Presidente Epitácio a preocupação é com as demissões. "Fomos surpreendidos, são 1,2 mil funcionários e muitos não vão querer se transferir para Mato Grosso", resumiu Marlan de Mello, de 44 anos, secretário municipal da Administração.

Com 35 unidades em 11 Estados e 45 mil funcionários, o grupo JBS, que também atua em sete países, incluindo EUA e Itália, faz, no momento, um remanejamento em seis unidades. No ano passado, o faturamento foi de R$ 55 bilhões aqui e no Exterior. 

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: SM, Estado online

Conteúdo relacionado