Co-marketing | Ruffles sabor strogonofe vence por desempenho de vendas e votação dos fãs da marca pelo site

quinta-feira, outubro 20, 2011 Jony Lan 0 Comments

"Ouvir o cliente" | essa frase tão falada e que poucos empresários dão valor podem mudar a sua visão de como a participação e o envolvimento dos clientes na criação de novos produtos podem aumentar o seu faturamento. Mas não é só na criação de novos produtos que deve-se ouvir o cliente.

Chegou ao fim a promoção que a Ruffles lançou para definir qual sabor, dos três criados por consumidores, ficará nas gôndolas até o fim do ano. "Strogonuffles" venceu os concorrentes "YakissOBAAA!" e "HoneyMoonstard".

O prêmio foi entregue durante evento realizado no dia 15 e levou em conta o desempenho de vendas (60% do peso da seleção final) e votação dos fãs da marca pelo site (40% do peso da seleção final).

O criador do sabor, Helder Lanzoni, que já recebeu R$ 20 mil por ter sido um dos finalistas, ganhará R$ 30 mil em barras de ouro, além de 1% sobre do faturamento líquido gerado pelo sabor criado por seis meses, contabilizado de julho a dezembro, tornando-se uma espécie de sócio da PepsiCo. Ao depender do resultado em vendas, o novo produto pode até mesmo passar a fazer parte do portfólio permanente da marca.

“A PepsiCo é uma empresa inovadora e “RUFFLES: Faça-me um sabor” é uns de nossos maiores exemplos de inovação. Incluímos nosso consumidor no processo de criação de um sabor que ele goste e consuma, sendo ouvido e atendido por nós”, comenta a diretora de marketing da PepsiCo, Renata Figueiredo. “Nossos consumidores são o componente mais importante da marca e atendê-los é um grande prazer”, completa Renata.

A promoção, implementada em comemoração aos 25 anos da marca no Brasil, convidou os consumidores a criarem um novo sabor para a marca, de maneira muito simples: bastava sugerir um sabor e enviar pelo site as informações necessárias. Durante dois meses, uma comissão julgadora selecionou os três sabores finalistas, que chegaram ao consumidor para que ele elegesse o grande ganhador.

Para a realização da promoção, a PepsiCo teve o desafio de desenvolver e distribuir novos produtos e embalagens em apenas dois meses, um terço do período normal de desenvolvimento de um novo sabor. A campanha é o maior investimento da história da marca.

A promoção foi coordenada pela agência Bullet, que também criou o site promocional, com divulgação das novas embalagens criadas pela Narita Design, e divulgação por meio de vídeo veiculado em TV aberta, criado pela agência Almap BBDO, que também coordenou o conteúdo nas redes sociais.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: Adnews, Exame

Conteúdo relacionado