Estratégia de Marketing | Nestlé aposta em produtos populares para crescer

segunda-feira, outubro 24, 2011 Jony Lan 0 Comments

Para ser popular rapidamente, tem que se atrelar a uma imagem popular. Sua empresa separa os produtos por perfis de clientes? Não?!?!?!?!?!?

As linhas populares deverão responder por 20% da receita global da fabricante suíça nos próximos anos. Para isso, a Nestlé vai ampliar uma estratégia iniciada no Brasil, que vem ganhando espaço nos países ricos desde a crise financeira de 2008: a linha de produtos populares, com preços mais baixos, batizada pela empresa de "PPP".

Segundo Paul Bulcke, presidente da Nestlé, em países desenvolvidos, como os Estados Unidos e a França, os maiores mercados do grupo, "também há consumidores emergentes". E, nesses tempos de crise e desemprego alto na Europa, eles estão cada vez mais numerosos.

A gama desses produtos destinados a pessoas de baixa renda, com embalagens menores e mais simples, já representa entre 12% e 13% do faturamento global do grupo suíço. De acordo com Bulcke, 15% da população francesa pode ser considerada "emergente". O mesmo ocorre com os milhões de hispânicos que residem nos Estados Unidos, afirma ele.

A experiência brasileira, realizada no Nordeste, de criar produtos a preços populares e com um marketing específico para esse consumidor, "serviu como exemplo para o resto do mundo", diz Bulcke.

Resultados
As vendas globais da Nestlé atingiram 60,9 bilhões de francos suíços (US$ 68,1 bilhões) até o terceiro trimestre de 2011, com crescimento orgânico de 7,3%. Os efeitos do câmbio diminuíram as vendas em 15,1%, como também as cessões de ativos, sobretudo a Alcon, que contribuía com cerca de 5 bilhões de francos suíços para o faturamento do grupo. Apesar do "contexto econômico difícil e da pressão nos custos das matérias-primas", a multinacional elevou a previsão de crescimento neste ano, que deverá ser "levemente superior à faixa de crescimento orgânico a longo prazo de 5% a 6%"."Temos senso de realidade. Mas nos comprometemos a aumentar a rentabilidade e ir além de 5% a 6%. Vamos ver o que vai acontecer, mas temos confiança", afirmou o presidente.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: SM, Valor Econômico

Conteúdo relacionado