Marketing Nestlê | atriz Nívea Stelmann vai ao Mercado Central em BH para lançar a campanha 'Café da Manhã é + do que Você Imagina!'

terça-feira, outubro 04, 2011 Jony Lan 0 Comments

Marketing experience | dependendo do foco, uma ação de relacionamento vale mais que um simples comercial.

A atriz Nívea Stelmann participou (20/09), na Cozinha Escola da Nestlê, no Mercado Central, em Belo Horizonte, da Campanha “Café da Manhã é + do que Você Imagina!”. Para conscientizar mães sobre a importância dessa refeição para o desenvolvimento das crianças, a unidade de cereais matinais da Nestlé desenvolveu esta campanha, que levou informações a mães, jornalistas e formadores de opinião ligados à saúde, nutrição e educação em oito cidades brasileiras: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Salvador e Recife.

Em cada uma das cidades foi realizado um café da manhã onde a nutricionista Dra. Camila Freitas explicou a importância dessa refeição e apresentou diferentes opções de cardápios. Esses eventos regionais tiveram um formato de talk show, em que a nutricionista se dividiu com a celebridade para passar a mensagem de como é importante começar o dia com alimentos nutritivos e saborosos. Além da atriz Nívea Stelmann, também participaram da campanha nas outras praças Malu Mader, Julia Lemmertz e Maria Paula.

A ingestão de micronutrientes durante o café da manhã é fundamental para prevenir deficiências de vitaminas e minerais. A deficiência de ferro, que é a principal causa da anemia no mundo, atinge mais da metade das crianças em fase pré-escolar no Brasil. Já o cálcio, cuja deficiência também é frequente entre as crianças brasileiras, pode contribuir para o crescimento e a saúde dos ossos, tanto na infância como na adolescência, e uma formação óssea adequada pode reduzir os riscos de osteoporose na fase adulta, explica a nutricionista.


A campanha “Café da Manhã é + do que Você Imagina” traz ainda um site que reúne informações sobre os benefícios do café da manhã e conta com uma ferramenta que permite comparar diferentes cardápios e buscar a combinação mais equilibrada. Em www.maisdoquevoceimagina.com.br, os visitantes encontram os alimentos normalmente consumidos no café da manhã e podem fazer combinações, verificando o valor energético e de alguns nutrientes em cada uma.

Pesquisa
Levantamento exclusivo realizado pela empresa MarketTools, a pedido da Nestlé, mostra que, embora a maioria das crianças brasileiras tome café da manhã regularmente, grande parte das mães está insatisfeita com sua qualidade. Os resultados apontam ainda que 99% das mães concordam que esta refeição é muito importante para saúde dos filhos, mas pouco mais da metade acredita que a refeição está balanceada.


O levantamento realizado mostra que metade das mães afirma que os filhos comem sempre ou quase sempre os mesmos alimentos. Para 59% dessas mães, isso ocorre porque os filhos não querem abrir mão de seus alimentos preferidos. Segundo 20% delas, o cardápio se repete porque outras opções são mais caras e 15% não têm tempo de preparar outras coisas. Para Fisberg, são vários os motivos pelos quais as mães têm dificuldades em contemplar todas as necessidades nutricionais de seus filhos no café da manhã. “Muitas mães afirmam que os filhos não têm fome ao acordar, pulam o café da manhã ou o consomem de forma incompleta, ou se cansam de alguns alimentos por consumirem sempre a mesma coisa. Nessa fase, o sabor influencia muito a aceitação dos alimentos”.

Para mais de um terço das mães entrevistadas*, os próprios filhos decidem o que comem no café da manhã. Em outro terço dos casos, os pais escolhem os alimentos, mas baseiam-se na preferência dos filhos. Nos demais casos, os pais decidem sozinhos. Os alimentos mais consumidos no café da manhã são pão, manteiga, biscoitos e frios, acompanhados de leite, café e achocolatados.

A professora Dra. Sílvia M. Franciscato Cozzolino, nutricionista da Universidade de São Paulo (USP), lembra que um café da manhã equilibrado deve incluir todos os nutrientes que o organismo necessita dentro do percentual destinado a esta refeição, ou seja, ao redor de 25% das necessidades diárias. Desta forma, respeitando nossos hábitos alimentares, a composição de alimentos estaria baseada nos carboidratos como cereais, preferencialmente integrais; como fonte proteica, o leite e seus derivados (iogurtes, queijos, entre outros), e contemplando os minerais, vitaminas e fibras, uma porção de fruta ou suco. “O que acontece muitas vezes é que as crianças saem de casa com apenas um desses alimentos e a refeição acaba não oferecendo tudo que ela precisa”, ressalta a nutricionista. 


O café da manhã é fundamental para quebrar o jejum de várias horas de sono e disponibilizar energia para começar bem o dia. Uma refeição balanceada no início da manhã contribui para a ingestão de nutrientes essenciais, especialmente vitaminas e minerais, e para as crianças é ainda mais importante. “A infância é o período em que se formam os hábitos alimentares e é fundamental incentivar as crianças a experimentar, desde cedo, várias opções de alimentos”, afirma o Dr. Mauro Fisberg, pediatra e nutrólogo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).


Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações industriais em 83 países e marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 98% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. Emprega cerca de 19 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.

A Nestlê possui 31 unidades industriais no Brasil, das quais cinco em Minas Gerais, onde compra 1 bilhão de litros de leite todo ano no Estado. A empresa pretende erguer uma nova fábrica em Minas, na Zona da Mata. O presidente da Nestlê no Brasil, Ivan Zurita, já adiantou que Minas passa a ser prioridade do grupo no país, tanto como fornecedor de matéria-prima (café e leite), quanto na produção de alimentos e também como consumidor diferenciado. As demais fábricas estão localizadas nos Estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Multitexto Comunicação Empresarial

Conteúdo relacionado