Setor de franquias deve crescer 15% neste ano e prevê faturamento de R$ 86 bilhões, diz ABF

quinta-feira, outubro 06, 2011 Jony Lan 0 Comments

O que fazer com suas economias antes de investir em uma franquia? Planejar. Sua empresa nasceu sem planejamento? Continuam não fazendo planejamento? Está crescendo mais de 25% ao ano? Está confortável?

Em crescimento acelerado, o setor de franquias deve aumentar em 15% o faturamento neste ano. O anúncio foi feito pelo presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Bomeny, durante a 11ª Convenção ABF do Franchising. Com isto, o setor deve registrar faturamento de 86 bilhões de reais.

As expectativas para este ano são positivas também para a abertura de novas unidades, que deve crescer 10%, assim como o número de novas redes. No ano passado, o setor de franquias cresceu 20,4% e faturou 75,9 bilhões de reais.

Segundo a associação, a crise internacional não parece afetar o setor no Brasil e o próximo ano deve manter o mesmo ritmo. A ABF calcula um crescimento de 15% em 2012, chegando ao patamar de quase 100 bilhões de faturamento anual.

De acordo com Bomeny, o setor não cresceu mais porque os altos valores de imóveis e de locação de pontos em shoppings centers estão barrando o avanço das redes. A alternativa encontrada até agora é instalar lojas em galerias e pontos na rua.

Por outro lado, as microfranquias fizeram explodir o interesse de empreendedores no setor. As redes que custam até 50 mil reais já somam 260 marcas e 14% das franqueadoras no país. Em nota, Bomeny disse que a previsão é de que esse segmento continue crescendo 20% em 2011 e 2012.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado