Tecnologia | Lâmpada com tecnologia LED de monitores promete durar até 36 anos

quarta-feira, novembro 30, 2011 Jony Lan 0 Comments

Agora vai? As novas lâmpadas usam uma tecnologia já utilizada em telas de computadores, celulares e televisores: o LED.

São Paulo - A empresa sul-coreana Samsumg lançou uma nova linha de lâmpadas de LED capazes de durar até 36 anos. Se acesas ininterruptamente, elas durariam cerca de 4 anos e meio (40 000 horas), ou 40 vezes mais que as convencionais.

Segundo comunicado, a Samsung decidiu 'revolucionar a indústria de iluminação' com lâmpadas que utilizam a mesma tecnologia que faz brilhar os monitores.

De acordo com a fabricante, as novas lâmpadas acendem instantaneamente, praticamente não emitem radiação infravermelha e ultravioleta e produzem um feixe de luz uniforme.

Tantas vantagens, contudo, têm seu preço. As lâmpadas estão disponíveis, por enquanto, apenas nos Estados Unidos e custam entre 20 e 60 dólares. Além disso, a potência dos modelos é fraca quando comparada com a de lâmpadas incandescentes: o modelo mais básico equivale a uma lâmpada comum de 20 watts e o mais avançado a uma de 75 watts.

Saiba mais - LED
LED (Light-Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz) é um dispositivo eletrônico que transforma eletricidade em luz usando o movimento de elétrons. Não é uma tecnologia nova. Foi criada na Rússia na década de 1920 e popularizada nos EUA na década de 1960. No início, era utilizada em pequenos dispositivos, como calculadoras e placas de circuito. Atualmente, ganhou proporções maiores e é usada em televisores e monitores de computador, lanternas e telas de celulares. A luz de LED consome menos energia que as lâmpadas incandescentes e fosforescentes. Além disso, por causa de suas propriedades físicas, elas não queimam: simplesmente ficam mais fracas com o tempo.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado