Branding | BRF terá estratégias diferentes para as marcas Perdigão e Sadia

quinta-feira, dezembro 15, 2011 Jony Lan 0 Comments

Como fazer com que duas marcas concorrentes, agora debaixo de uma mesma empresa, possam coexistir no mercado?

Por muito tempo, os consumidores enxergavam de forma parecida as marcas Sadia e Perdigão. Após o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovar a fusão entre as duas empresas, a percepção pode mudar. Pelo menos essa é a ideia da BRF. Segundo José Cabral, vice-presidente de mercado interno da empresa, a estratégia para diferenciar Sadia de Perdigão já está definida e começa a ser implantada aos poucos. Uma das primeiras definições é que Sadia será mais associada à prática esportiva e a outras atividades de incentivo à saúde e bem-estar. Um exemplo disso é o contrato de patrocínio fechado com a Confederação Brasileira de Judô.

Sem adiantar detalhes, Cabral afirma que os próximos investimentos em comunicação e inovações serão diferenciados para cada marca. Até aqui, ambas tinham em comum o fato de relacionar os alimentos com os momentos de relação social entre os consumidores. A principal diferença era o preço, já que, em média, o portfólio de Sadia é entre 5% e 10% mais caro que o de Perdigão.

Sadia quer ser marca referência em queijos para lanche
Na hora de pedir para fatiar ou de escolher a bandeja de presunto, o brasileiro costuma ter em mente sua marca preferida. O mesmo acontece com outros frios, como mortadela e peito de peru. Mas quantos têm na cabeça a marca de mussarela ou queijo prato de que mais gostam? Poucos, com certeza. É essa lacuna que a Sadia pretende preencher nos próximos meses.

Estreante no segmento, a marca da BRF distribui seus queijos para todo o Brasil desde novembro e quer aumentar a presença nos pontos de venda em 2012. Dois tipos de queijo são disponibilizados em formato retangular, o que, ao contrário das peças ovaladas, evita desperdícios das pontas durante o fatiamento.

José Cabral, vice-presidente de mercado interno da BRF, avisa que será feito um trabalho nos pontos de venda, para que a marca Sadia apareça nas placas de identificação de preço e o cliente saiba que tem a opção de levar os queijos com a chancela Sadia. O objetivo é motivar o consumidor que procura o presunto Sadia a pedir os queijos da mesma marca, cujas receitas foram desenvolvidas para criar produtos de paladar suave. Uma campanha de marketing deverá entrar no ar em meados de 2012

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: SM

Conteúdo relacionado