Estratégia de Diversificação | Mormaii estreia nos mercados de bebidas e alimentos

quinta-feira, dezembro 01, 2011 Jony Lan 0 Comments

"CORAGEM" | Muitas vezes o desafio maior, a barreira maior que as empresas enfrentam ao pensarem em diversificação é a aversão em mudar o que já existe. Enganam-se aqueles que não se mexe em time que está ganhando. De nada adianta essa frase se o seu negócio é feito de forma miope. E o pior: o mundo está em constante evolução e no mínimo, 10% das inovações, melhorias e novidades vem da diversificação. Para Ansoff: novo mercado + novo produto = diversificação.


A Mormaii, marca conhecida por atuar no segmento de roupas e acessórios esportivos, amplia portfólio e vai começar a vender energético, isotônico e até barrinha de cereal. E você? Seu "carro chefe" continua sendo aquele produto de mais de 10 anos atrás? Será que não está precisando de novos óculos?

Quando criou a Mormaii, em meados da década de 70, Marco Aurélio Raymundo não imagina a quantidade de produtos que poderia explorar com a marca, que nasceu com a produção de roupas de neoprene, utilizada por surfistas na época de inverno. De lá pra cá, a Mormaii já foi licenciada em relógios, óculos, calçados, bicicletas e acaba de estrear em mais dois novos mercados: o de bebidas e alimentos.


Segundo o empresário, a partir deste mês, será possível encontrar isotônicos, energéticos, barrinhas de cereais e outros complementos alimentares destinados a pessoas que praticam esportes nas prateleiras de diversas varejistas de todo o país.


“Há anos estudamos entrar nesse segmento, mas ainda não tinhamos encontrados os parceiros certos. Estes novos produtos têm o espírito da marca e devem trazer um incremento substancial ao nosso faturamento”, disse Raymundo, em entrevista exclusiva a EXAME.com.

Mesmo não revelando quanto pretende faturar com o novo negócio, Raymundo acredita no potencial desse mercado. “Hoje, boa parte das nossas receitas vem da venda de óculos e relógios, acredito que o segmento de bebida e alimento possa representar muito mais que o nosso principal braço atualmente, pois são produtos de consumo diário. Ninguém troca de relógio todos os dias, mas precisa comer todos os dias”, afirmou.

O valor do investimento Raymundo prefere também não revelar, mas afirma que foi superior a 1 milhão de reais. Já o retorno do investimento, ele acredita vir rápido. “Quem sabe em até 90 dias”, disse, com otimismo, o empresário.

A produção dos novos produtos será feita por empresas parceiras que licenciaram a marca. A E+Bros, consultoria que atua no setor de bebidas, será responsável pela fabricação dos isotônicos, energéticos e o Guaratomic, bebida produzida à base de guaraná. Já a empresa responsável pelo braço de alimentos Raymundo prefe não revelar.

Até hoje a única coisa que a Mormaii produz por conta própria é a roupa de neoprene, as demais mercadorias são todas licenciadas.


Diferencial

De acordo com Leonardo Biazus Fagherazzi, sócio-diretor da E+Bros, as bebidas Mormaii entrarão na categoria premium desse mercado e devem chegar às prateleiras com valor um pouco maior em relação as principais marcas que já existem. “Tivemos muito cuidado na hora de desenvolver as embalagens dos nossos produtos, pois qureremos nos diferenciar à primeira vista. Além disso, vamos começar a explorar um mercado pequeno ainda no Brasil, o de energético em embalagens pet”, disse o empresário.

A bebida deve ser a primeira a chegar às prateleiras e terá dois tamanhos diferentes de 269 mililitros e de 1 litro. Nos últimos cinco anos, o consumo de energético no Brasil cresceu dez vezes mais do que de qualquer outra categoria de bebida. Apesar disso, o consumo da bebida ainda é considerado pequeno se comparada com países como Canadá e Estados Unidos, onde os energéticos são febre.

Para chegar ao consumidor, a Mormaii e empresas parceiras não planejam nenhuma campanha mirabolante de marketing, além de já existir acordos fechados com as maiores varejistas de alimentos do país, a companhia vai aproveitar os eventos esportivos e os atletas que patrocína para divulgar os novos produtos. Além de colocá-los em um lugar de destaques nas mais de 30 lojas Mormaii que existem hoje.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado