Estratégia | Delta compra fatia da Gol por US$ 100 milhões

quinta-feira, dezembro 08, 2011 Jony Lan 0 Comments

Pensando em entrar no mercado Brasileiro e não quer abrir uma nova empresa? Compre fatias de empresas brasileiras. É o que fez a companhia americana, comprou participação minoritária na empresa aérea brasileira.

A Gol anunciou, nesta quarta-feira, a venda de participação minoritária à americana Delta Air Lines por 100 milhões de dólares. A companhia americana irá investir o montante em troca de ADSs (american depositary shares) lastreados em ações preferenciais da Gol.

De acordo com comunicado divulgado ao mercado pela Gol, o aumento de capital será de aproximadamente 280 milhões de reais, incluindo o direito de subscrição dos demais acionistas da companhia.

Durante 12 meses, a Delta concordou em não alienar os ADSs adquiridos e não comprar, sem o consentimento Gol, mais ações da empresa. A companhia brasileira aceitou em eleger um representante da Delta para o conselho de administração.

O conselho de administração da Gol se reunirá dia 21 dezembro para discutir sobre o referido aumento de capital.

Sinergias
Com o aporte, as duas companhias firmaram acordo comercial de longo prazo, que vai favorecer o incremento de compartilhamento de voos entre as empresas. A Delta colocará seu código em mais voos Gol no Brasil, Caribe e América do Sul, já a Gol colocará seu código em serviços Delta entre Brasil e Estados Unidos, e a partir do país americano para outros destinos, ampliando opções de voos para clientes de ambas as companhias.

Segundo a Gol, a operação, no entanto, não prevê a adesão da companhia a uma aliança global e está alinhada com o objetivo da empresa de buscar parcerias estratégicas de longo prazo e fortalecer sua estrutura de capital, com foco na geração de valor para seus acionistas.

A Delta atende mais de 160 milhões de clientes por ano com uma frota de mais de 700 aeronaves e possui rede global ampla de cerca de 350 destinos em quase 70 países.

A empresa americana é a maior companhia do mundo em termos de passageiros-quilômetro transportados e com mais rotas internacionais entre as companhias dos Estados Unidos.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado