Planejamento de Marketing da Cremer amplia portfólio e reforça investimentos em marketing

quarta-feira, dezembro 07, 2011 Jony Lan 0 Comments

Inovação | quando uma empresa entende que inovar não é sinônimo de aparelhos tecnológicos ela começa a caminhar por um outro nível, a das empresas que buscam competitividade sozinhas.

Com mais de 70 anos no mercado, fabricando itens como gazes e fraldas, a catarinense Cremer fez uma revolução interna e ampliou o portfólio para ir além das gôndolas das farmácias e lojas especializadas na área médica. Neste ano, começou a investir em marketing e em 2012 quer lançar, pelo menos, uma inovação por trimestre, seja em produto, formato ou embalagem.

O marketing, que praticamente inexistia na empresa até 2010, ganhou espaço. No momento, a Cremer busca uma agência de publicidade com a ideia de focar no ponto de venda. "O vendedor é o centroavante e o marketing é o meio de campo; a função da área é tocar a bola para o vendedor fazer o gol", comenta Alexandre Borges, presidente da Cremer.

A compra da fabricante de produtos de higiene pessoal Topz, que deve ser concluída até o fim do ano, também foi um passo para a Cremer se aproximar do consumidor final. Hoje a Topz responde por 20% das vendas e tem margens maiores do que a média da companhia. Ela agrega ao portfólio itens como escova de dente, protetor solar e xampus infantis e. Também agrega pontos de venda. A Topz tem presença em mais mercados do que a Cremer, que é mais forte em farmácias.

Algumas outras aquisições são consideradas para cobrir lacunas no portfólio de higiene e saúde. Antes, porém, a companhia quer organizar a casa, uma vez que, somente em 2011, comprou quatro empresas. Os custos com aquisições foram os principais causadores da queda de 53% ocorrida no lucro de janeiro a setembro. Segundo Borges, no próximo ano, o ritmo de compras será menor do que em 2011.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: SM, Valor Econômico

Conteúdo relacionado