Venda de cremes dentais sai da estagnação e cresce 2,9%

quinta-feira, janeiro 12, 2012 Jony Lan 0 Comments

A pasta de dente agora tem até benefícios estéticos, isso pode garantir novos nichos de mercado.

Segundos dados da Nielsen, a venda de cremes dentais saiu da estagnação e cresceu 2,9% em volume e 1,7% em valor, em 2011. O avanço, para um produto que já é comprado pelo menos uma vez ao mês por todas as famílias brasileiras, acabou crescendo pela concorrência.

A P&G, uma das mais novas nesse mercado, com a Oral B, reforçou suas vendas de pacotes promocionais ao longo do ano, no que foi seguida pela líder Colgate-Palmolive, dona das marcas Colgate e Sorriso. O preço médio da categoria caiu 1,2%, descontada a inflação.

Ainda segundo a Nielsen, em 2009 e 2010 o mercado de cremes dentais ficou parado, com R$ 1,65 milhão em valor de vendas. O Brasil é o terceiro maior mercado de creme dental do mundo em valor, fiando atrás apenas dos Estados Unidos e China. A Colgate-Palmolive permanece como líder e fechou 2010 com 69% de participação, seguida de Unilever, dona da Close Up, com 19%, e da P&G, com 5%.

Até outubro, 17% dos cremes dentais comprados no País faziam parte de uma embalagem promocional, segundo a Nielsen. A Euromonitor ainda não tem dados de participação de mercado para 2011, mas a P&G afirma ter crescido 195% em valor, de janeiro a novembro de 2011, na comparação com o mesmo período de 2010.

Para a consultoria Kantar Worldpanel, 90,4% dos usuários do creme sem benefício ainda mantêm exclusividade ou alta lealdade a ele. Entretanto, cresce a experimentação de cremes com benefícios. Segundo Christine Pereira, diretora comercial da empresa, os consumidores estão dispostos a pagar um pouco mais pelos cremes com benefícios de clareamento.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: Valor Econômico, SM

Conteúdo relacionado