Comportamento | Consumidor brasileiro é um dos mais infiéis, diz pesquisa

terça-feira, março 27, 2012 Jony Lan 0 Comments

Segmentos de serviços de telefonia celular e cabo têm os clientes mais infiéis. Mas isso, as empresas já sabem. Se cruzarmos essa estatística com as reclamações no Procon, temos um "Boom" de motivos, mas não podemos dizer o mesmo para as operadoras de cartões. Então, qual é o problema? Preço? Atendimento? Tecnologia? O consumidor é hoje um reflexo das políticas comerciais das empresas.

A mudança de empresas por parte dos clientes no setor de telecomunicações cresceu 5% em 2011, na comparação com 2010.

Pesquisa da Accenture feita em 27 países mostra que o segmento de telecomunicações foi o que experimentou a maior migração de clientes, principalmente, nas áreas de serviços de telefonia celular e cabo.

A mudança de empresas por parte dos clientes cresceu 5% em 2011, na comparação com 2010. Neste segmento, o brasileiro mostra estar diposto a experimentar.

Cerca de 28% dos consumidores fizeram uma migração parcial de empresas de telecomunicações durante o período. Ou seja, eles experimentaram serviços de mais de uma companhia para decidir, posteriormente, por qual optar.

Em 2010, esta taxa era de 22%. No geral, o consumidor brasileiro é um dos mais infiéis do mundo.

No ano passado, cerca de 84% trocou pelo menos uma vez de fornecedor, considerando os mais variados segmentos da indústria. Na Europa, esta percentual é de 55%.

Foram ouvidos 10 mil consumidores no mundo, sendo 304 do Brasil.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Brasileconômico

Conteúdo relacionado