Novo segmento | Nestlé lança Duo Grão, café microgranulado em lata de aço

quinta-feira, abril 19, 2012 Jony Lan 0 Comments

Marketing em ação | com pesquisas de marketing, a Nestle cria uma novo segmento de mercado com um novo produto, feito especialmente para o gosto de cada país. E aí, vamos pesquisar?

Aliado à nova tecnologia desenvolvida a Nescafé utilizou pesquisadores do Centro de Tecnologia de Produtos Nestlé em Orbe, na Suíça, para ajudá-los a entender como combinar o seu café para as preferências dos consumidores de gosto e hábitos.

Os pesquisadores descobriram que os consumidores do México não gostam de café amargo, mas prefirem um suave sabor.

O japonês tomam o café mais forte e rico em aroma, enquanto os britânicos preferem um sabor de café bem equilibrado.

Já os brasileiros preferem o café com um sabor suave, mas aromático.

Com isso, cada país teve um nome para o "café microgranulado" da Nestlé.

Este mês foi lançado no Brasil como Nescafé Duo Grão.

Ele foi lançado para os consumidores japoneses como um café de luxo chamado Nescafé Koumibaisen no ano passado.

No Reino Unido, foi lançado como Nescafé Azera, e como Nescafé Molienda no México.



O NESCAFÉ DUOGRÃO é um produto que une o aroma e o sabor do café torrado e moído com toda a praticidade e conveniência do solúvel. Desenvolvido a partir de tecnologia inovadora, NESCAFÉ DUOGRÃO traz café microgranulado em sua composição, o que permite oferecer as principais características do café em pó tradicional, com rendimento superior (100g de DUOGRÃO rendem em xícaras o equivalente a 500g de torrado e moído) e a vantagem do preparo instantâneo, sem a necessidade de filtro ou coador. Produzido a partir da seleção dos melhores grãos, NESCAFÉ DUOGRÃO é 100% café. O lançamento será comercializado inicialmente apenas no Estado de São Paulo, com chegada às gôndolas a partir do mês de maio.

“A Nestlé revolucionou o mercado quando criou o café solúvel, na década de 30, atendendo a uma solicitação do governo brasileiro. Transformamos os hábitos de consumo de milhões de consumidores, levando mais praticidade aos lares. Agora, trazemos mais uma inovação com um novo segmento de cafés, consolidando nossa liderança e pioneirismo neste mercado”, afirma Ivan Zurita, presidente da Nestlé no Brasil.

A diretora da Unidade de Cafés da Nestlé, Lilian Miranda, destaca que o desenvolvimento do produto é resultado de um amplo trabalho de pesquisa e utilização de tecnologia exclusiva da Nestlé. “Foram três anos e meio de desenvolvimento para se chegar a este grau de qualidade. Conseguimos reunir o melhor dos dois mundos, com o aroma e sabor do torrado e moído combinados com a praticidade que só o solúvel pode oferecer”, acrescenta.

NESCAFÉ DUOGRÃO será produzido na fábrica da Nestlé em Araras, no interior de São Paulo, a única nas Américas com a tecnologia do café microgranulado. A unidade é atualmente a maior e mais moderna fábrica de NESCAFÉ do mundo e abastece tanto o mercado brasileiro como o internacional.

O novo produto chega às prateleiras em embalagem diferenciada, no formato de lata, com 100g, porção equivalente ao rendimento de 500g do café torrado e moído. Por ser um novo segmento, também será exposto nas gôndolas em espaço diferenciado, próximo às embalagens de café torrado e moído, e contará com amplo material de divulgação no ponto de venda. O preço sugerido ao consumidor será de R$ 6,99.

O Brasil é hoje o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Pesquisas de mercado mostram que o café está presente em 97% dos lares brasileiros, posição superada somente pela água. O consumo anual per capita é atualmente de 4.4 quilos, inferior a países como Finlândia, Noruega, Suécia e Holanda, entre outros, o que demonstra o grande potencial deste mercado no Brasil.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Nestlé

Conteúdo relacionado