Pesquisa | Celular, Notebook e Tablet são os 3 produtos desejados pelos brasileiros em 2012

quarta-feira, maio 09, 2012 Jony Lan 0 Comments

E mais, 61% dos brasileiros querem parcelar compras em 2012, diz Acrefi-Data Popular. E você, já completou a sua "coleção de desejos dos brasileiros?"

A maioria dos brasileiros pretendem parcelar a maior parte das compras de bens de consumo em 2012, mostra pesquisa realizada pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e pelo Instituto Data Popular. Segundo o levantamento, 61% dos brasileiros desejam comprar a prazo, enquanto 39% declararam querer fazer compras à vista.

A pesquisa aponta ainda que os três produtos mais desejados pelos brasileiros em 2012 são: celular (por 37 milhões de pessoas), notebook (32,4 milhões) e tablet (25,6 milhões).

83,2% da nova classe média pouparia se sua renda dobrasse, diz estudo
"A maioria prefere parcelar as aquisições de notebooks e tablets. Em relação à compra de celulares, a preferência é pelo pagamento à vista", afirma o economista-chefe da Acrefi, Nicola Tingas. De acordo com a pesquisa, tanto as classes A e B quanto as emergentes (C, D e E) declaram que pretendem comprar a maioria dos bens a prazo em 2012. "Apenas para os casos de fogão e jogo de quarto, pagamento à vista é o preferido", afirma o sócio-diretor do Instituto Data Popular, Renato Meirelles.

A pesquisa "Desejos de Consumo do Brasileiro em 2012" foi realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012, com 1019 entrevistados de todo o país.

Financiamento de veículos
O levantamento também indica que o financiamento é a modalidade preferida para aquisição de automóveis. Segundo apesquisa, 1,7 milhões de brasileiros pretendem adquirir uma motocicleta nova ou usada esse ano. Quanto à utilização do financiamento para aquisição, 86,8% dos entrevistados das classes C, D e E pretendem optar por essa modalidade de pagamento, enquanto a adesão das classes A e B é de 78,4%. Quanto a automóveis, 8,5 milhões de brasileiros afirmam pretender comprar esse ano um carro novo ou usado. Nessa modalidade, o percentual de consumidores das classes emergentes que pretendem optar por financiamento é de 71,5%, enquanto que intenção da alta renda é de 75,3%.

O financiamento bancário é considerado a via de aquisição de veículos preferida das classes emergentes, com a adesão de 40,8%. Em seguida, vem o pagamento à vista (33,9%), financiamento da loja (12,7%), leasing (7%) e consórcio (5,7%). Na alta renda, o financiamento bancário representa 33,5% dos pagamentos para aquisição de veículos, enquanto o pagamento à vista responde por 44,2%. Em seguida, o financiamento da loja (11,7%), leasing (7,6%) e consórcio (2,9%).

Com o dia das mães aproximando, está na hora de aproveitar a pesquisa e aplicar aos seus negócios!

Bom, mas a pesquisa já está sendo pensada desde o ano passado, isso significa que para o Brasil ela é interessante e casa com as tendências captadas pelo mundo como o exemplo feito no ano passado pela Fujitsu que vem trabalhando em um produto conceito que vem sendo chamado de Lifebook 2013: reúne ao mesmo tempo um notebook, um tablet, um smartphone e ainda uma câmera slim. P`rojeto altamente factível!




Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: G1

Conteúdo relacionado