Estratégia de lançamento | LG vai lançar OLED TVs ultrafinas no Brasil

terça-feira, julho 10, 2012 Jony Lan 0 Comments

LG será a primeira a lançar a TV no Brasil e fará produção de televisores Oled em Manaus.

Modelos Oled chegam ao mercado mundial e LG sai na frente na corrida para atender o Brasil, com fábrica em Manaus.

Um televisor de 55 polegadas com a metade da espessura de um iPad, ótima resolução de cores e baixo consumo de energia. A descrição das TVs Oled leva a pensar que ter uma dessas na sala é algo que está muito distante, ainda mais se for levado em conta que um aparelho desses custa em média US$ 8 mil.

Essa perspectiva não assusta fabricantes como LG, Samsung e Sony, que colocam o Brasil como mercado prioritário para venda de Oled.

As empresas fazem suas apostas baseadas no histórico da TV por aqui. Os primeiros televisores do Brasil eram tão caros que tiveram de ser comprados por Assis Chateaubriand, para que sua emissora, a Tupi, tivesse alguma audiência.

Em pouco tempo, porém, reunir a família em frente à televisão tornou-se trivial. Não é diferente agora, quando a evolução tecnológica permite a popularização cada vez mais rápida dos equipamentos.

Foi o caso das telas de LCD, que ocuparam rapidamente o espaço dos modelos de tubos. E o exemplo mais recente desse fenômeno são os televisores com telas de LED. Lançados em 2009, eles devem assumir a liderança do mercado nacional este ano.

Avanço
Expectativas da indústria apontam que mais de 50% dos 11 milhões de aparelhos que devem ser vendidos em 2012 terão a tecnologia, um grande salto para quem, há um ano, ocupava pouco mais de 30% do mercado. Esse domínio, porém, não deve ser duradouro.

É só questão de tempo - e provavelmente não muito - para que o Oled supere a tecnologia mais moderna existente hoje no mercado. Ao menos, é disso que sobrevivem as principais fabricantes de televisores.

A LG se prepara para o início da produção de telas Oled em sua fábrica de Manaus, conforme antecipou o Brasil Econômico. A coreana não deve ser a única a optar pela fabricação local.

A rival Samsung planeja seguir pelo mesmo caminho. "Hoje 100% de nosso portfólio de TVs é produzido localmente. Assim, a tendência é que a tecnologia OLED seja absorvida pela nossa planta de Manaus a partir do lançamento mundial", afirma André Sakuma, gerente de TV da Samsung no Brasil.

É esperado que a primeira versão comercial de um televisor Oled da Samsung seja apresentada ao mercado no próximo mês.

Samsung e LG disputam o pioneirismo da tecnologia em todo o mundo. Para competir com as coreanas, as japonesas Sony e Panasonic anunciaram no mês passado um acordo de cooperação para o desenvolvimento da tecnologia.

A Sony informou que o Brasil deve ser um dos primeiros países a receber a novidade, praticamente junto com o lançamento mundial.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com


Fonte: Brasileconômico

Conteúdo relacionado