Case Nextel | inovação como estratégia

quinta-feira, agosto 09, 2012 Jony Lan 0 Comments

Quando o Marketing faz parte do negócio, o sucesso fica claro e transparente. Passando de preferido pelos motoboys ao aparelho indispensável para executivos e personalidades, a marca Nextel mostrou como é possível transformar a trajetória de uma empresa a partir de uma eficiente gestão de administração e marketing.

Iniciando suas operações no Brasil no ano de 1997, a empresa americana assumiu, no comando do atual presidente Sergio Chaia, uma postura capaz de acompanhar a evolução de seu público, atraindo novos perfis de consumidores.

Se antes, de acordo com as palavras do então presidente, aparecer com um aparelho da marca em público poderia até ser motivo de vergonha, hoje, o uso de um Nextel ganhou status, unindo estilo e funcionalidade. A mudança é resultado da adoção de uma postura inovadora, aplicando estratégias com fundo emocional, capazes de agregar novos valores à marca e a seus usuários.

Famosa pelo sistema “Push-to-talk” (PTT) que permite a comunicação via celular como uma espécie de rádio, a empresa empenhou-se em campanhas como a “Bem-vindo ao Clube”, dirigida pelo cineasta Fernando Meirelles, no ano de 2008.


Por meio de comerciais estrelados por personagens empreendedores, modernos e bem-sucedidos, a Nextel transmitia a ideia de prestígio, autoconfiança e orgulho, simbolizada pelo uso de um de seus aparelhos. O objetivo foi mostrar como um Nextel seria capaz de integrar seu usuário a uma classe diferenciada, composta por um público seleto e inovador.



A campanha cumpriu sua missão, despertando o interesse de consumidores fora do nicho corporativo, mas que, assim como incitada pela estratégia de marketing da empresa, também desejavam fazer parte de um grupo moderno e bem-sucedido. O resultado foi um aumento de 58% nas vendas da filial brasileira (comparado ao ano anterior) e a chegada de inúmeros investidores estrangeiros ao Brasil.

O segredo do sucesso, porém, não se limitou à propaganda. Aliada à campanha, a Nextel não mediu esforços na melhoria de sua tecnologia, acessibilidade e design. Substituindo celulares pesados e pouco práticos, a empresa investiu na implementação de aparelhos mais leves, bonitos e com novas funções, como câmera fotográfica e reprodução de músicas.

A imagem de modernidade e inovação cresceu amparada por uma rede de atendimento preocupada não apenas com os clientes, mas também com a satisfação profissional de sua rede de funcionários. Afinal, a chave para o desenvolvimento de uma empresa, muitas vezes, está na boa vontade de sua equipe.

Sempre atenta às últimas novidades do mercado e investindo constantemente em atualidade, a Nextel segue sua trajetória de sucesso dando provas de como é possível acompanhar o perfil de seus consumidores – sejam eles motoboys, estrelas da TV ou presidentes.

Mais informações em www.nextel.com.br.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Casa

Conteúdo relacionado