Home & Cook | loja da fabricante da Arno é aposta em marketing

quinta-feira, agosto 23, 2012 Jony Lan 0 Comments


Estratégia | diferente de concorrentes como Polishop, a estratégia de crescimento da rede Home & Cook, para marcas produzidas pela Seb, é considerada tímida.

Chapinhas de cabelo, panelas, aspiradores de pó e chopeiras. As lojas Home & Cook, do grupo Seb, fabricante de marcas como Arno e Rochedo, têm de tudo um pouco e tentam, há quatro anos, emplacar no país.

No mundo, a rede é um gigante com quase 1,5 mil pontos de venda próprios. No Brasil, existem 29 lojas em operação, o que dá uma média de sete aberturas por ano.

O ritmo de inaugurações é bem menor do que uma de suas principais concorrentes, a Polishop. Com 152 lojas próprias no país, a companhia tem aberto por volta de 15 unidades por ano.

Para especialistas, a falta de pressa na expansão e os locais escolhidos pela Home & Cook demonstram um perfil de quem prioriza a visibilidade da marca.

Nos estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina, a companhia mantém, em cada um, duas lojas em funcionamento.

"Para fazer frente à concorrência, o ideal seria que a rede tivesse um número maior de lojas em cidades que apresentam um mercado de consumo interessante. Ter poucas unidades, sendo estas muito espalhadas, como é o caso, demonstra uma intenção de apenas tornar a marca conhecida", afirma Nuno Fouto, professor do Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA).

No Distrito Federal, a companhia possui uma unidade e o Rio Grande do Sul abriga três lojas. Somente em São Paulo é que a Home & Cook apresenta uma concentração maior de pontos de venda: 15 no total.

Mesmo parecendo mais encorpada no estado paulista, a rede ainda é uma nanica perto dos gigantes que disputam este concorrido mercado. Em 2007, quando chegou a cidade de São Paulo, o Magazine Luiza abriu quase 50 lojas de uma vez.

Para Luiza Helena Trajano, proprietária da rede, seria impossível fazer cócegas na concorrência se a empresa optasse por entrar neste mercado com um número menor de unidades.

"Para ser competitivo em São Paulo é necessário ter mais lojas. No segmento de eletrodomésticos, preço é fundamental. E para ter preço é necessário ter escala", diz Fouto.

A Home & Cook tenta não ficar somente no eletrodoméstico básico. Em suas lojas, o mix de produtos conta com algumas de suas marcas que não são produzidas no Brasil como, por exemplo, a Krups. Um porta chope desta grife custa cerca de R$ 500.

"O comércio varejista oferece margens de lucro mais atrativas do que a indústria. Este também é um dos incentivos para a indústria optar por atuar diretamente neste canal de venda. Outra vantagem é estar perto do cliente final e aprender com quem decide a compra", afirma Maurício Galhardo, especialista em varejo da consultoria Praxis Education. Procurado, o grupo Seb não atendeu aos pedidos de entrevista.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Brasileconômico

Conteúdo relacionado