Fator Governo | definição de regras faz JAC acelerar fábrica no Brasil

sexta-feira, outubro 05, 2012 Jony Lan 0 Comments

Planjamento Estratégico | Sérgio Habib, presidente da montadora, disse aguardar “estabilidade” do decreto do regime automotivo.

A chinesa JAC Motors vai, enfim, levar adiante a construção de uma unidade fabril em Camaçari (BA) com investimentos de R$ 900 milhões. O plano estava suspenso desde agosto, diante das incertezas sobre as regras do novo regime automotivo.

"Seja bom ou ruim, o importante é que seja um decreto estável, duradouro, que não mude pelo menos nos próximos cinco anos", declarou o empresário Sérgio Habib, presidente da montadora no Brasil.

De acordo com o executivo, mudanças bruscas nas regras impedirão a adaptação de tecnologias de componentes e níveis de emissão de poluentes dos motores.

O ritmo dos investimentos, entretanto, vai depender os detalhes contidos no artigo - 36, ao todo, como deixou escapar durante palestra num congresso de tecnologia automotiva em São Paulo ontem. O empresário, porém, negou que tenha tido acesso ao documento.

"Será uma obra que levará dois anos para ficar pronta", disse Habib.

Além de determinar o "timing" certo para dar início à construção da fábrica da JAC Motors, Habib e outras montadoras com interesse em abrir fábricas no Brasil aguardam com ansiedade a postura do governo em relação à operação dessas marcas, presentes apenas por meio de importações.

A atividade dessas montadoras, aliás, foi bastante afetada após o governo cobrar sobretaxas sobre modelos que não são produzidos no país.

No caso da JAC Motors, o aumento de 30 pontos percetuais sobre o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em seus carros fez com que as vendas caíssem de uma média mensal de 3 mil unidades para apenas 2 mil.

O executivo nega, porém que o fechamento de algumas revendedoras da marca em São Paulo sejam reflexo do mau desempenho.

"Em um caso, recebemos uma proposta financeira irrecusável para a venda do terreno; em outro, resolvemos fechar uma concessionária muito próxima a outro ponto de venda".

Velocidade chinesa

A JAC Motors não deixou de trabalhar no projeto enquanto mantinha suspensa a construção da fábrica. De acordo com Habib, já foram fechados contratos com fornecedores de painéis, suspensões entre outras autopeças.

"Uma das vantagens da JAC em relação às outras montadoras é que não há burocracia. Temos 20 engenheiros no Brasil que fazem reuniões, por telefone, com China, com a Coreia do Sul (que faz o cálculo da fábrica) e com a Itália (responsável pelo design dos carros)", disse.

"Tomamos decisões na hora quando necessário. Não preciso de comitês para aprovar nada. Foi assim quando decidimos implantar uma linha de air bag".

Outra vantagem, segundo Habib, é a rapidez dos chineses. "Certa vez, quando estávamos decidindo um determinado tipo de câmbio para ser usado no Brasil, os chineses demoraram apenas três dias para colocá-lo em um carro para ser colocado em teste. Fiquei sabendo que 12 funcionários dormiram na fábrica para deixar o modelo pronto".

Segundo o presidente da JAC, quem compra carro da marca não tem renda alta, mas é bem informado. Cerca de 40% dos clientes da empresa tem curso universitário. Metade deles tem alguma ligação com a China.

"Alguns trabalham em empresa chinesa ou em companhia que importa para a China, por exemplo", diz Sergio Habib. Aproximadamente 30% das vendas da empresas são feitas por indicação.

"Eu acredito que o maior desafio de uma montadora nova no Brasil seja a distribuição. Um automóvel não é uma televisão. É uma outra logística", diz Habib.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte:BrasilEconômico

Conteúdo relacionado