PitStop Trade Marketing | ruptura do final de semana na fila do check out by Eqlibri

segunda-feira, outubro 22, 2012 Jony Lan 0 Comments

Ruptura, em linhas gerais, é quando o cliente, shopper, não encontra o produto disponível na gôndola. Esse é um desafio para o trade marketing, pois você faz todo planejamento, mas é na operação que se ganhar os pequenos share de market.

Fiz um Pit Stop em uma rede de supermercados e justamente na fila do check out, um dos lugares mais caros dentro de um supermercado para o fornecedor, sempre encontramos surpresas. Uma delas é sempre a falta de produtos, justamente no período em que mais se vende, nos finais de semana.

É comum vermos lojas lotadas, gôndolas bagunçadas e produtos espalhados em tudo quanto é lugar.

Vejam esse exemplo da Eqlibri. O Snack acabou no display, e display vazio é ruptura. Pior que começa a servir de suporte para qualquer outra coisa. Vejam como é visível a falta de produtos. De duas uma, ou não foi reabastecido, ou não passou nenhum promotor para o final de semana ou simplesmente o produto acabou e o comprador não fez mais estoque para esta loja.


Esse é o exemplo claro da diferença de trade marketing entre as empresas. Veja que o display está ao lado de dois outros displays. Um de snacks já conhecidos e outra de revistas já conhecida. Ambos estão cheios, ótimo? Bom, pelo menos não estão sem produtos e estão pagando para utilizar o espaço, logo, estão "bem".


Promoção se faz no ponto de venda, e parece que o produto realmente fez dessa estratégia uma grande diferença, preços abaixo de R$ 1,00 em uma fila que o comportamento de impulso é importantíssimo, está aí uma das variáveis que pode ter contribuído para a falta de produtos. Mas se você soubesse disso e estivesse lá cuidando dessa marca, o que você faria?



Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado