Posicionamento de Marketing | Pontofrio se reposiciona para evitar embate com Casas Bahia

sexta-feira, outubro 19, 2012 Jony Lan 0 Comments

Quando você tem duas "marcas" no mesmo segmento de negócios e com públicos intercambiáveis, a estratégia é se reposicionar para não canibalizar o mercado da outra ou pelo menos, diminuir essa disputa pelo mesmo consumidor. Na campanha publicitária, veiculada em rede nacional, a ideia é mostrar como a tecnologia pode influenciar a vida de uma pessoa.

A reformulação é ampla e inclui desde um novo slogan até uma outra forma de grafia do nome, agora escrito junto.

Depois de mais de dois anos de estudos e pesquisas, realizado pela área de marketing da Viavarejo, dona do Pontofrio, surge uma nova expressão de marca para a rede de lojas. O objetivo é evitar a concorrência direta com as Casas Bahia, também da Viavarejo.

A reformulação é ampla e inclui desde um novo slogan até uma outra forma de grafia do nome, agora escrito junto.

Segundo a diretora de marketing da Viavarejo, Flavia Altheman, a marca estava sendo trabalhada de uma maneira confusa. "Agora definimos o nosso consumidor e sabemos com quem e para quem estamos falando", disse Flavia.

O público alvo é o AB e, não à toa, o mote escolhido é "Viva a Inovação". Assim, a rede varejista passa a dar maior destaque a linhas de produtos premium e tecnológicas, deixando as linhas voltadas para a Classe C para as Casas Bahia.

Marketing
Na campanha publicitária, veiculada em rede nacional, a ideia é mostrar como a tecnologia pode influenciar a vida de uma pessoa. No filme para mostrar uma lavadora de roupas, por exemplo, foi montada uma cena em que aparece a importância de um produto que integra uma secadora.

Um garoto tira uma camiseta direto da máquina e a peça está pronta para ser vestida. O mesmo conceito será usado para os demais produtos, como televisores e geladeiras.

Para chegar a essa estratégia de comunicação, a equipe de marketing conduziu, em parceria com a consultoria Future Brand e com a agência de propaganda Young & Rubican, um trabalho que envolveu pesquisas com consumidores, acionistas e colaboradores.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte:BrasilEconômico

Conteúdo relacionado