Ironage é o novo isotônico da fabricante da Itaipava que já planeja exportação

segunda-feira, novembro 26, 2012 Jony Lan 0 Comments

Novos entrantes | de olho em um segmento que cresce cerca de 13% ao ano, o Grupo Petrópolis ingressou dia 22/11 na categoria de isotônicos, elevando a presença nacional da fabricante de bebidas, que já tem planos de internacionalização para 2013. Com o lançamento do isotônico Ironage, a dona da cerveja Itaipava amplia seu portfólio de não-alcoólicos, atulamente liderado pelo TNT Energy Drink, que já ocupa a vice-liderança do segmento de energéticos.

"Após avaliação da concorrência em mercados estratégicos e pesquisas com consumidores, buscamos atender a demanda que vinha sendo identificada com essa nova categoria", disse o diretor de mercado do Grupo Petrópolis, Douglas Costa. O produto, que começará a ser distribuído a consumidores no começo de dezembro, será vendido inicialmente apenas em São Paulo e Rio de Janeiro, antes de ser oferecido nas demais praças onde a empresa opera.

"Em dois anos, esperamos ter 10% do mercado de isotônicos nos mercados onde a Petrópolis atua", estimou Costa, considerando produção inicial do Ironage de 30 a 40 mil litros por mês. O investimento é de R$ 3 milhões na primeira fase e deve alcançar até 7 milhões no próximo ano. Para a Petrópolis, o produto embute o desafio de consolidar a companhia como a maior fabricante de bebidas "totalmente nacional", segundo Costa. "Passamos a ser a maior se considerarmos o capital totalmente nacional", disse.

A liderança do setor de bebidas no Brasil é ocupada com folga pela Ambev, controlada pela belga AB InBev, maior cervejaria do mundo. Já a vice-liderança vem sendo disputada ponto a ponto entre Petrópolis e Schincariol, adquirida em novembro do ano passado pela cervejaria japonesa Kirin e que passou a se chamar Brasil Kirin neste mês. A companhia já faz planos para transpor a fronteira do Brasil via exportações.

Segundo Costa, o grupo está se preparando para começar a exportar o energético TNT a partir de 2013 para Rússia e alguns países europeus. "Hoje temos exportações esporádicas de cerveja para Austrália e Estados Unidos, mas é irrelevante", disse o executivo. "Para 2013 já iniciamos uma parceria maior... num primeiro momento vamos levar a marca para fora por exportações, depois, podemos ter algumas parcerias para produção lá fora".

O TNT está entre as principais estratégias da companhia. Também nesta quinta-feira, a marca de energético passa a ser patrocinadora oficial da Scuderia Ferrari de Fórmula 1, em um acordo com duração até 2016, mas com possibilidade de ser estendido até 2019. Sem estimar o retorno que as exportações podem gerar, Costa disse que a empresa tem como objetivo dobrar a produção de TNT nos próximos dois anos, atualmente em cerca de 2,5 milhões de latas por mês. Do volume produzido, perto de 10% será exportado.

Vice-liderança

O Grupo Petrópolis fechou setembro com participação de 11,23% do mercado brasileiro de bebidas, ampliando a distância sobre a Brasil Kirin, que teve 10,1 por cento, de acordo com dados fornecidos por Costa. "Estamos crescendo mês a mês... Devemos chegar a 12 por cento este ano e esperamos fechar 2013 com mais de 15%", disse o executivo.

Em volume de vendas, a companhia prevê crescimento entre 20% e 25% no próximo ano, movimento favorecido pela inauguração, em meados de 2013, da nova fábrica no Nordeste. A empresa mantém a estimativa de quase dobrar a participação de mercado nos próximos dez anos, para cerca de 20%. Além de contribuir para o aumento da produção, a nova fábrica, localizada em Alagoinhas (BA), deve ajudar a Petrópolis a abocanhar uma fatia maior do mercado nordestino, onde a Brasil Kirin tem forte presença com a cerveja Nova Schin.

"Estamos chegando no Nordeste agora e vamos roubar um pouco do mercado (de cerveja) lá", assinalou Costa, acrescentando que a empresa estuda novas fábricas em regiões onde ainda não opera, como o Sul do País. O grupo tem previsão de fechar este ano com R$ 5 bilhões em faturamento, aumento perto de 25% ante 2011.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Reuters News

Conteúdo relacionado