Design | Cartaz da Copa do Mundo de 2014 lembra logo da Unilever

segunda-feira, fevereiro 04, 2013 Jony Lan 0 Comments

Lançado na última quarta-feira (30), durante um evento no Rio de Janeiro, o pôster criado pela Agência Crama ganhou rapidamente repercussão nacional e internacional. O último elemento visual que faltava para a Copa de 2014 no Brasil foi apresentado ao público por quatro ex-jogadores da seleção brasileira - os campeões mundiais Amarildo, Carlos Alberto Torres, Bebeto e Ronaldo, ao lado da craque Marta, do futebol feminino.

E foi com a mesma velocidade com que o cartaz se espalhou mundialmente, que desencadeou críticas sobre a produção do trabalho, que vão desde o contorno geográfico do país que não estaria correto, até a comparação da técnica utilizada com a logo de outra marca mundialmente conhecida.

Sobre estes pontos, o sócio e diretor da Crama Design Estratégico, Ricaro Leite, rebate as críticas. “Quanto à comparação que estão fazendo com a marca da Unilever, usamos o mesmo princípio gráfico, o pattern, colocando elementos da nossa cultura dentro de uma imagem, assim como a empresa utiliza seus elementos dentro da letra U. Não vejo o porquê isso poderia descredenciar nosso trabalho. Esta técnica sempre existiu e não é uma exclusividade. Além disso, fizemos uma imagem estereotipada do mapa de nosso país, não tínhamos a intenção de realizar algo geograficamente perfeito”, argumentou.

Com críticas positivas ou não, o fato é que a Agência Crama venceu a disputa. “A equipe de produção está muito orgulhosa com a conquista. O cartaz oficial é um passo importante para apresentar o Brasil e a Copa do Mundo tanto no próprio país-sede, quanto no exterior”, comemorou Ricardo.

Com o tema “Um país inteiro aos pés da bola – Brasil e futebol: uma só identidade”, o desenho, criado mostra as pernas de jogadores disputando a bola e revelando ao mesmo tempo o mapa do Brasil.

Processo
A Crama Design foi uma das agências convidadas pela Fifa para participar do concurso de pôsteres e apresentou oito versões para a organização da Copa. “Quando recebemos o briefing da FIFA algumas exigências foram feitas. Queriam que a peça representasse um Brasil moderno, tecnológico, que destacasse as virtudes e belezas naturais do país para o mundo. O que fizemos a partir disso foi um contra briefing. Estabelecemos o Brasil e o futebol como uma única coisa. A ideia do cartaz era ser um cartão de boas-vindas para todos os times. A imagem do entorno acabou sendo uma moldura para o nome do evento”, revelou Ricardo.

E foi justamente a ideia de boas-vindas para todos os times que fez com que a peça da Crama se destacasse não apenas entre as outras que estavam na disputa, mas também com os outros pôsteres da história da Copa do Mundo. “Nenhum outro cartaz oficial da Copa até hoje foi inclusivo. Seria muito fácil fazer uma peça onde somente os brasileiros comemorassem. Nossa ideia era fazer com que todos que irão participar do evento se sentissem acolhidos. O cartaz abraça e recebe a todos, assim como o povo brasileiro”, enalteceu Leite.

O diretor de criação conta ainda que a imagem tem três momentos de leitura. O primeiro quando se observa o cartaz de longe e a disputa pela bola é revelada com o contorno das pernas de dois jogadores, foco principal do evento – o futebol; em segundo tempo o mapa do país surge com a união das pernas dos jogadores; e por fim a rica cultura do Brasil aparece estereotipada com elementos estilizados com o pattern.

“Pensamos em fazer uma imagem que falasse por si só. Queríamos que todos soubessem de qual país era o cartaz da Copa do Mundo de 2014. Por exemplo, o cartaz oficial da Copa do Japão se tirarmos o título e a logo da peça ninguém saberá de qual país se trata. Já o cartaz que produzimos traz o mapa do país impresso em uma segunda leitura. Além disso, os elementos gráficos contemplando todas as culturas do país (não de forma geográfica) envolve todos os brasileiros que estão orgulhosos em sediar a Copa”, explica.

Na fase final a Crama disputou com outras duas agências. A escolha do pôster foi feita por uma comissão julgadora formada por Jérôme Valcke, secretário geral da Fifa; por Marta Suplicy, ministra da Cultura; pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin; pelo artista plástico Romero Britto; além de Ronaldo e Bebeto, ex-jogadores que também integram o conselho do COL.

“A nossa peça será a principal imagem explorada na Copa de 2014. E eu me sinto muito honrado e feliz porque, com isso, a agência entra para a história com um lugar permanente e ganha repercussão internacional. Sem contar no prazer enorme, que tenho como brasileiro, em assinar este trabalho”, finaliza Ricardo, que tem em seu currículo mais de 1.000 capas de discos produzidas e dezenas de livros projetados, trabalha atualmente para grandes empresas, como Avon, Oi, Technos, Petrobras, Bob’s, O Globo, entre outras.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan

Fonte: portaldapropaganda

Conteúdo relacionado